OAB/AC define os seis nomes da lista sêxtupla para a vaga de desembargador

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre (OAB/AC) passou a tarde e noite de ontem reunido e decidiu os 6 nomes para compor a lista sêxtupla de indicados para a vaga de desembargador do quinto constitucional do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC).
Lista-oab
Os nomes escolhidos, na ordem da votação do conselho, foram: Roberto Barros dos Santos (26 votos), Odilardo José de Brito Marques (24), Maurício Hohenberger (18), Pedro Raposo Baueb (20), Ruy Duarte (19) e Gerson Ney Ribeiro Jr. (17). Os 3 primeiros candidatos foram escolhidos na primeira votação -que teve 30 conselheiros – e o 4º, 5º e 6º foram na segunda votação – 32 conselheiros.

A reunião começou às 14h de ontem, na sala do conselho pleno da Ordem, e só terminou por volta das 21h da noite. Os nomes selecionados disputam a vaga deixada por Izaura Maia, que se aposentou no final de maio deste ano. Daqui pra frente, a lista sêxtupla seguirá para a apreciação do Tribunal de Justiça do Acre, que deixará apenas 3 nomes no páreo para o cargo (lista tríplice). Dentre estes 3 indicados pelo TJ, o chefe do Poder Executivo, governador Tião Viana, é quem dará o voto final para escolher o novo desembargador.

Ao todo, a OAB teve 21 inscritos, mas 4 foram indeferidos por não cumprir as exigências do processo (estar em dia com a Ordem e cumprir os pré-requisitos do cargo). No prazo de 5 dias dado pela OAB, 3 deles entraram com recurso e voltaram à disputa. Dos 19 deferidos que ficaram, 18 tiveram suas inscrições contestadas. E assim eles seguiram para a decisão de ontem, que se deu mediante algumas etapas. Na primeira delas, a situação de todos os candidatos foi analisada, assim como os seus pedidos de impugnação e recursos.

Definidos os que ficaram no páreo e os que foram eliminados, cada candidato teve 3 minutos para fazer a apresentação de qual é o seu papel enquanto advogado ao ocupar a vaga do quinto constitucional. Cada um ainda respondeu a 3 perguntas formuladas por uma comissão do conselho da Ordem. No fim, os membros do conselho votaram e, enfim, decidiram os 6 nomes.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation