Programa quer reduzir em 20% consumo de energia em prédios e locais públicos

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) lançou ontem, no hall do prédio da Cohab, o programa de eficiência e racionalização de energia elétrica nos prédios e logradouros públicos. O ato foi prestigiado pelo vice-governador César Messias e pelo representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Hércio José Ramos Brandão. Um dos objetivos específicos do programa é a redução em 20% do consumo de energia em até dois anos, o que representaria uma economia mensal de R$ 500 mil.

Luz2222
“Como a implantação do programa, a Ageac pretende estabelecer procedimentos técnicos e de conscientização como forma de promover e estimular a racionalização do consumo de energia e evitar desperdícios”, disse o presidente da autarquia, Vanderlei Freitas Valente. “Precisamos mudar hábitos, evitar desperdício e criar uma nova cultura do uso racional da energia elétrica”, apregoou o vice-governador César Messias.

Outros objetivos do programa são: a melhoria na gestão dos bens e serviços públicos do estado, a expansão da metodologia para outras áreas de serviço públicos do estado e município, zelar pelo equilíbrio econômico-financeiro dos serviços públicos, dá orientação técnica para utilização e padronização de máquinas e equipamentos, conforme normas do Programa Nacional de Conservação Elétrica (Procel), formar equipes e capacitar profissionais para elaboração de projetos de combate ao desperdício.

Criada em janeiro de 2003, a Ageac tem o papel de promover e zelar pela eficiência econômica e técnica dos serviços, propiciando aos seus usuários as condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade e universalidade. Tem ainda a missão de normatizar, fiscalizar, controlar, mediar e aplicar sanções e penalidades nas concessões e permissões dos serviços públicos estaduais.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation