X

Ruas, tanques para peixes e trabalho para mulheres em Assis Brasil

Ruas pavimentadas, tanques para criação de peixes entregues a pequenos produtores, máquinas de costura para ajudar a gerar renda entre as mães de famílias. O governador Tião Viana esteve em Assis Brasil ontem, 19, para comemorar junto ao povo os avanços do governo que são traduzidos em qualidade de vida para a população.

Assis Brasil deve ser a primeira cidade acreana a ter 100% de suas ruas pavimentadas, água 24 horas nas torneiras e rede de esgoto. Seis das primeiras 14 ruas do programa Ruas do Povo foram entregues. As oito restantes estão em obras e a licitação para a segunda etapa está em andamento. No município são 14 quilômetros a ser pavimentados.

Segundo o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César, em toda a história do município, quando ainda era conhecido por Vila Paraguaçu, foram pavimentados oito quilômetros de ruas. Nos sete primeiros meses de governo Tião Viana, quatro quilômetros já receberam pavimentação.

A rede de água é levada a todas as casas localizadas nas ruas beneficiadas pelo programa e, em breve, também terão rede de esgoto. O diretor do Depasa explica que um projeto de R$ 397 milhões está prestes a ser aprovado e vai garantir esgotamento sanitário para vinte municípios acreanos com menos de 50 mil habitantes. Apenas Rio Branco e Cruzeiro do Sul ficam foram do programa, que conta com recursos do Ministério da Saúde através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Costurando sonhos para gerar renda
Os olhos de Arlete Araújo não conseguiram conter as lágrimas, ora de alegria, ora de gratidão ao receber do governador Tião Viana a tão sonhada máquina de costura. Mais que garantir uma nova fonte de renda, a máquina realiza um sonho antigo, simples, mas muito distante da realidade da futura costureira. “Esse sempre foi o meu sonho, eu sempre quis isso, mas eu nunca tive condições de comprar uma máquina. Pra mim isso significa pão na mesa dos meus filhos”, conta, emocionada.

Arlete é uma das 32 mulheres de baixa renda, cadastradas no Bolsa Família, que receberam não só a máquina de costura industrial que vai garantir uma alternativa de renda, mas um curso para aprimorar os conhecimentos e permitir qualidade no trabalho.

Assis Brasil ganha 40 tanques para piscicultura
Quinze dos primeiros 40 tanques para piscicultura que serão construídos em Assis Brasil pelo Governo do Estado em parceria com os produtores já estão prontos. O município vende tudo que o mercado interno não absorve para o vizinho peruano e o aumento da produção é visto com grande expectativa.

O governador Tião Viana informou que o governo está negociando um crédito para os pequenos produtores garantirem a ração para o peixe. “Sei que o grande desafio dessa criação é a ração, que é cara, e por isso estamos articulando um crédito que vai sustentar a produção por um ano e meio ou dois anos, até que os produtores consigam caminhar sozinhos e fortalecidos”. (Agência Acre)

 

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: