Tião entrega máquinas de costura a mulheres do município de Feijó

A partir de hoje, 53 mulheres de Feijó não assinam mais nenhuma ficha de cadastro ou se identificam como donas-de-casa. Elas agora dão os primeiros passos no mundo dos negócios e viraram, orgulhosamente, microempresárias. A mudança vem acompanhada por muitos sonhos realizados e a promessa de uma vida digna, mais confortável e com melhor renda. Atrás de cada uma das máquinas de costura e equipamentos para salão de beleza que o governo entregou na manhã de ontem, 29, está uma história de vida, de luta e um grande sorriso no rosto que reflete a alegria desses corações.
Tiao30
Maria Antônia tem 34 anos e dois filhos. Era dona-de-casa e administrava os gastos do lar com a renda do Bolsa Família, programa do Governo Federal, e do marido, que trabalha como diarista. “Não chegava a R$ 300 por mês”, diz. Até pouco tempo atrás ela nunca tinha utilizado uma máquina de costura e não imaginava que um dia colocaria uma plaquinha na frente da casa anunciando a nova profissão: costureira. “É difícil encontrar uma costureira aqui. Já comprei umas revistas com modelos de roupas e avisei às amigas”, disse. Com a renda ela vai realizar outro sonho: “Minha filha sempre desejou ser médica e hoje ela faz o ensino médio. A costura vai permitir que eu consiga juntar dinheiro e mantê-la em outra cidade para estudar”.

Maria Antônia e outras 52 mulheres receberam das mãos do governador Tião Viana os equipamentos que faltavam para concretizar o sonho do próprio negócio. Além de 30 máquinas de costura, foram entregues também 168 equipamentos para salão de beleza, incluindo cadeiras pra corte e lavagem, secadores, espelhos e pranchas cerâmicas pra cabelos.

pequenos_negocios_feijo_fot
O governador Tião Viana ouviu atento cada depoimento. “Nossa gente precisa de tão pouco, e uma simples oportunidade como essa transforma vidas. Eu fico muito feliz em ver o sorriso no rosto, as lágrimas, a felicidade de um coração que foi dividida aqui. É gratificante poder realizar tudo isso, e tenho que agradecer à presidente Dilma, que tem nos ajudado nessa caminhada”.

A Secretaria de Pequenos Negócios é a responsável pelo projeto e está capacitando homens e mulheres em todo o Estado, oferecendo, além dos cursos de formação, o material necessário para o trabalho e o acompanhamento do negócio por no mínimo dois anos. É uma forma de garantir o sucesso do empreendimento e de orientar os novos empreendedores nessa caminhada.

Título definitivo para 101 famílias
Foram necessários alguns anos de espera, muitas lutas e momentos difíceis. Mas o dia 29 de agosto entra para história do Projeto de Assentamento Berlim Recreio, do Incra, em Feijó, como a data em que as primeiras 101 famílias das 519 assentadas receberam o título definitivo da propriedade. Elas ganharam o documento da posse da terra das mãos do governador Tião Viana e do presidente do Incra, Taumaturgo Neto. A previsão é entregar mais 80 títulos ainda neste ano.

entrega_titulos_foto_sergio
Segundo o presidente do Incra, 20% das famílias receberam o título nesta 1ª etapa e o trabalho continua para beneficiar todas as famílias. “Fazemos visitas técnicas, vistoriamos se o assentado ainda mora na terra e enviamos o processo para Brasília. A demora ocorre porque essa ação tem sido feita em todo o Brasil”, explica Taumaturgo Neto. O PA Berlim Recreio teve sua área desapropria-da em 2001 e foi criado em 2002.  O nome foi uma escolha da comunidade, que decidiu reunir os nomes dos dois seringais desapropriados para criar o projeto de assentamento. 

Para o governador Tião Viana as ações de governo, executadas em parceria com o governo de Dilma são gratificadas pelo reconhecimento das pessoas. “Hoje não temos só o documento da terra, tem outras ações chegando como a assistência técnica, o Luz para Todos, o ensino médio que já está presente aqui no projeto de assentamento, os ramais melhorados. Com esforço nós vamos mudando a realidade das pessoas e é isso que queremos, oportunidade pra trabalhar pelo nosso povo”, comentou. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation