Tião Viana faz entrega de ruas e casas no interior

O governador Tião Viana (PT) cumpriu extensa agenda no interior, ontem. Começou a sua peregrinação por Tarauacá onde visitou a abertura de vias do Ruas do Povo nos bairros da Praia e Corcovado. O tempo todo esteve acompanhado da prefeita Marilete Vitorino (DEM) que não poupou elogios ao governador. “Estou muito feliz com essa parceria com o Governo. Como gestora a minha angústia é resolver os problemas da população de Taraua-cá. Ser prefeita é como ser uma mãe que quer ver os seus filhos satisfeitos. Um trabalho sério está além das questões políticas partidárias”, afirmou.
Tiao-rb0608
No bairro da Praia, Tião Via-na foi saudado por moradores que agradeceram as obras de infra-estrutura urbana. “Dentro de pouco tempo além da pavimentação a comunidade estará com água potável nas torneiras beneficiando 450 famílias. Todo esse trabalho de base permitirá posteriormente a implantação do sistema de esgotamento sanitário. A perspectiva é que até o ano que vem todas as ruas de Tarauacá sejam pavimentadas”, revelou o governador.

O comerciante Raimundo Damasceno contou que a sua olaria está produzindo 36 mil tijolos por dia. “As obras que estão acontecendo em Ta-rauacá aquecem o comércio do município. Desde a BR-364 até o Ruas do Povo geram trabalho e renda e melhoram a vida da população”, disse o otimista empresário.

Cuidado com os idosos
O governador também participou da Conferência dos Idosos que acontecia no Teatro José Potiguar. “Estamos pavimentando as primeiras 15 ruas da cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas de todas as idades. Instalando uma indústria de beneficiamento de madeira que vai gerar 1100 empregos para os seus filhos e netos. Nos mais recentes anos as políticas sociais olharam mais as crianças e os idosos ficaram à margem. Por isso, estou anunciando a construção do Centro do Idoso. O melhor caminho é a participação democrática. Até o Natal o programa ‘Cuidando dos seus Olhos’ estará também em Tarauacá fazendo cirurgias”, anunciou Tião Viana.

“Poeira e lama nunca mais”
Em Manoel Urbano Tião Via-na entregou as primeiras setes ruas pavimentadas do Ruas do Povo. Um dos moradores beneficiado estava tão satisfeito que ofereceu ao governador um café debaixo de uma mangueira. Raimundo D´Avila declarou: “antes dos tijolos a gente tinha que sair de casa com a bicicleta nas costas e plásticos nos pés”. Outra moradora comemorava e lembrava que alguns políticos de oposição diziam até pouco tempo “que era mais fácil comer galinha com dentes do que as ruas serem pavimentadas”.

O prefeito Francisco Mendes (PP) também comemorou o sucesso do programa de pavimentação. “Estamos gerando pelo menos 30 empregos diretos na olaria municipal e outros 100 indiretos. Pela dinâmica dos trabalhos posso afirmar para a população de Manoel Urbano que lama e poeira nunca mais. Sem falar que graças a BR-364 que nos liga a Capital nunca mais seremos um município isolado”, destacou.

Incentivo ao empreendedorismo individual
Também aconteceu em Manoel Urbano a aula inaugural de um curso de empreendedorismo numa parceria do Instituto Dom Moacyr com a Secretaria de Pequenos Negócios. Serão 80 alunos que aprenderão o ofício de cabeleireira, manicure, artesanato com escama de pirarucu e corte e costura. “Além de aprender o oficio os alunos receberão equipamentos para implantarem os seus negócios. Temos visto diversos pequenos empreendedores conseguirem renda suficiente para manter as suas famílias. Queremos ainda implantar a criação de abelhas nas matas nativas para a produção de mel e a produção de café torrado e empacotado em Manoel Urbano”, disse José Carlos Reis, secretário de pequenos negócios.  

Habitação e energia
Depois foram entregues 15 casas populares no Loteamento Jacinto Lima e mais 45 kits habitacionais para a reforma de moradias. O governador anunciou que até o final do ano mais 3.800 habitações serão entregues em todo o Estado. “O povo de Manoel Urbano deve ter um sentimento de gratidão com um governador que está trabalhando em todas as áreas ao mesmo tempo”, salientou o líder do governo, deputado Moisés Diniz.

Tião Viana anunciou ainda uma série de outros investimentos na área de produção de Manoel Urbano. “Tudo isso é possível porque a presidente Dilma (PT) está nos ajudando. Nessa semana conseguimos resolver o problema energético da região com a garantia de R$ 287 milhões para um ‘linhão’ que vai ligar Cruzeiro do Sul a Rio Branco passando por Manoel Urbano. Sem falar que as comunidades isoladas receberão equipamentos para também terem energia elétrica”, finalizou.  
    

Assuntos desta notícia


Join the Conversation