X

GASTRONOMIA E SABOR

Um grupo formado pelo doutor em sociologia e autor de quatro livros sobre culinária e gastronomia Carlos Dória; a premiada chef de cozinha e autora do projeto Saberes do Brasil, Ana Luiza Trajano; a jornalista cultural Patrícia Travassos, da Produtora Tuareg; o cinegrafista Adriano Savini; e, o fotógrafo Sérgio Polignano (1) esteve durante uma semana em incursão gastronômica pelo Acre, visitando feiras, mercados e fazendas de criação de peixes e tartarugas nos municípios de Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul.
***
A “expedição culinária”, que tinha por objetivo um intenso trabalho de pesquisa, faz parte do projeto de instalação de uma escola de Gastronomia e Hospitalidade no estado.
***
Sobre a viagem ao Acre, Dória postou sexta-feira, 9, em seu blog http://ebocalivre.blogspot.com/, um interessante artigo com o título “Reflexões entre galinhas, peixes, tartarugas, o padre e o governador”. Vale a leitura!

GASTRONOMIA E TURISMO
Ao ser informado sobre a existência dos geoglifos no Acre, Carlos Dória manifestou interesse em conhecer mais sobre o assunto e foi presenteado com um exemplar do livro “Geoglifos do Acre e a Proteção de Sítios Arqueológicos no Brasil”, pelo autor Tiago Juruá (2), durante encontro ocorrido no Restaurante Shirakawa, onde a comitiva foi recebida pela empresária Melany Takashima, com cardápio especial muito elogiado pelas visitantes Ana Luiza Trajano e Patrícia Tuareg (3).

EXPOSIÇÃO ACREANA NO PERU
De férias no Peru, deparei-me na Praça 7 de Junho, no coração de Miraflores, em Lima, com a exposição “Indígenas em Isolamento na Fronteira Brasil-Peru” (4). A mostra, produzida pela Biblioteca da Floresta do Acre e curada por Carlos Edgard de Deus, antes de chegar à capital peruana ficou exposta à visitação pública em Puerto Maldonado por 15 dias.

BRINDANDO A VIDA E A AMIZADE
Eles estudaram nas décadas de 80 e 90 no Rio de Janeiro e sempre que se encontram há bons motivos para celebrarem a amizade e relembrarem os bons momentos vividos na juventude.
***
Assim foi o reencontro em solo acreano, ocorrido em meados de agosto, no Catraias Bar, do carioca André Paes, hoje radicado em Curitiba, onde é diretor da Infinity Asset Management e professor universitário, com a psicóloga e professora do curso de Direito da Ufac Silvânia Chaves, a psicóloga Laísse Amorim e o preparador físico Marcus Albuquerque (5), que retornou à terrinha para abrir um espaço com atividades físicas diferenciadas.

COMEMORAÇÃO À MEXICANA
Com decoração, trajes, música comandada por Mariachis e culinária inspirados no México, além de uma boa dose de humor, a médica pediatra Simone Chaves comemorou antecipadamente seu aniversário, assinalado no dia 8, aproveitando o feriado do Dia da Amazônia, 5, para reunir familiares e amigos no Círculo Militar.
***
Nas fotos, a aniversariante com o esposo Paulo César, o advogado Carlos Ricciardi e a médica Síglia França (6); em família, com a tia Juliêta Cruz, a sobrinha Adriana Cruz e o casal Adriana e Augusto Cruz (7); e, com os animadíssimos amigos Juan e Ana Isabel (8).

DIA DE SORTE
Integrando a Expedição Interoceânica, composta por esportistas, empresários do setor de turismo e jornalistas que percorreu as cidades peruanas de Puerto Maldonado, Cusco, Nazca, Arequipa e Lima, a secretária de Turismo Ilmara Cordeiro chegou para a travessia do rio Madre de Dios, em Puerto Maldonado, exatamente no momento da inauguração da bela Puente Continental.
***
A Secretária e sua comitiva foram recebidas na Plaza de Armas da cidade pelo Alcade Aldo Rengifo Kahn (9), que recebeu na ocasião alguns presentes, entre os quais uma camiseta personalizada do Acre. Na foto de Diego Gurgel, toda a delegação (10) em frente à Prefeitura Municipal.

HAPPY BIRTHDAY TO YOU…
A ilustre aniversariante do dia de hoje, 11, é a desembargadora Eva Evangelista, decana do Tribunal de Justiça, exemplo de mulher aguerrida, competente, dedicada à família e à religião, conhecida também por sua elegância e bom gosto.
***
Ela apagou velinhas à meia-noite durante divertido e caprichado jantar organizado pela família em sua homenagem, em sua própria residência. Parabéns!

CURTAS

* Ontem, 10, às 20h, a Park Fitness ofereceu um coquetel de apresentação de sua moderna sala de Pilates. O evento foi prestigiado pela imprensa, professores e alunos da casa e amantes do esporte.

* O prefeito Raimundo Angelim entregou na sexta-feira, 9, no auditório do Sistema Estadual de Cooperativismo do Acre (Sescoop),equipamentos para produção de artesanato à Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa) e Cooperativa de Artesanato Paiol, duas das  mais representativas do setor de artesanato de Rio Branco. O investimento de R$ 526 mil beneficia diretamente 143 artesãos.

* A partir de terça-feira, 13, estará abertura à visita pública a exposição “Amazônia Viva”, do artista plástico Natalino Santos, no Espaço Cultural da Justiça Federal do Acre. O vernissage acontecerá às 10h, naquele local.

* Nessa terça-feira, 13, às 19h, será exibido gratuitamente no Cine Recreio, localizado no Calçadão da Gameleira, o filme “Soldados da Borracha”, cujas filmagens ocorreram em Xapuri, Plácido de Castro e em Rio Branco.

* O diretor Cesar Garcia Lima estará na capital acreana para a exibição, entre outras atividades de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 556/02), que reivindica os mesmos direitos de combatentes de guerra aos soldados da borracha.

* O Serviço Social do Comercio – SESC, dando prosseguimento ao projeto Calenarte, apresenta a exposição “Arte Dupla” até o dia 30 de setembro, no salão de exposição do SESC Centro. A exposição, que reúne trabalhos dos artistas plásticos Ueliton Santana e Wennedy Filgueira, dá continuidade à difusão das artes plásticas no Acre, com ações de apoio aos que têm a arte como oficio, possibilitando o acesso do público a programas educativos.

* Parabéns, alegrias e muitos anos de vida aos aniversariantes da semana: secretária de Saúde SUELY MELO, vocalista DANAH COSTA e jornalista ANDRÉIA OLIVEIRA (6), líder indígena TASHKA YAWANAWA e procuradora-chefe do Município MÁRCIA ALÓDIO (7), teatróloga KARLA MARTINS e pedagoga MARÍLIA BONFIM (8), empresários TONY FEGHALI e NATASHA LISBOA, a nossa querida Shalu (10).

* Ontem, 10, a atriz e DJ acreana CLAUDINHA BARTHÓLO recebeu amigos acreanos, paulistas, mineiros e baianos no Sonique Bar, em São Paulo, onde reside atualmente, para a festa temática “Cabaret”, e claro!, escolheu o traje de Melindrosa para recepcionar os convidados. Felicidades à querida amiga!

* Bom dia, domingo! Até quinta-feira.

Categories: Jackie Pinheiro
A Gazeta do Acre: