A grande obra

Ao se propor chegar em 2014 com todos os municípios do Estado servidos com água tratada e saneamento básico, o governador Tião Viana estaria fazendo uma das maiores obras de sua administração.

Como se divulgou, o governador esteve no começo da semana em Brasília e solicitou à direção da Funasa a inclusão dos 22 municípios do Estado nos planos de saneamento básico daquele órgão.

Como médico que é, o governador sabe que um dos fatores básicos para a saúde individual e coletiva de uma comunidade, uma cidade, um município passa pela qualidade da água servida e pela rede de esgoto.

Evidentemente que neste esforço é preciso, primeiro, contar com o comprometimento da Funasa e, sobretudo, das administrações municipais. Com raras exceções, a maioria dos prefeitos parece não entender a importância dessas obras, elegendo outras prioridades político-eleitoreiras, quando não estão se enredando em malversações administrativas. De sua parte, a comunidade também precisa cobrar mais empenho em matéria de saúde individual e pública. É um dos seus direitos mais elementares.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation