X

A decisão é da juventude!

Nas eleições de 2012 candidatos, partidos e alianças devem focar seus projetos e seus discursos em um público que merece toda atenção: os jovens entre 16 e 24 anos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o final de agosto, eles eram mais de 21% do eleitorado de Rio Branco. Isso significa mais de 47 mil eleitores.

Se considerarmos os números referentes aos eleitores com idade entre 16 e 34 anos, teremos quase metade do eleitorado da Capital acreana. Dos mais de 219 mil eleitores, eles são mais de 108 mil.

O prazo para requerer a inscrição eleitoral ou transferência de domicílio encerra somente no dia 9 de maio de 2012, mas a expectativa é que o número de eleitores nessa faixa etária deve aumentar.

Não estamos falando de um público qualquer. Muitos desses eleitores só conhecem a Rio Branco atual e, portanto, para conquistá-los, será necessário não apenas os velhos discursos que falam apenas de como era a cidade ou do que poderia ter sido feito nos últimos anos.

Conquistará o voto desse eleitor quem apresentar um projeto novo e ousado. Algo que possa empolgar e ser novidade aos olhos de quem não aceita qualquer tipo de proposta para ganhar uma eleição.

Foi-se o tempo em que os jovens não tinham curiosidade e desejo de conhecer as propostas dos candidatos. Hoje, basta conversar com alguns deles ali na praça da Revolução, para descobrir que estão cada vez mais exigentes e acompanham de perto todo processo eleitoral.

É importante lembrar que os jovens tem um poder de convencimento muito grande. Eles conseguem facilmente convencer seus amigos a seguir uma proposta. São dedicados quando abraçam uma causa e conseguem defender aquilo que consideram como certo.

Nas universidades, escolas, igrejas e outros ambientes, os jovens se destacam como grandes líderes e já ensaiam novas revoluções. Prova disso é que os partidos políticos investem na formação de novas lideranças, frutos da juventude.

Também nas redes sociais eles são maioria e, através dela, expressam suas opiniões e desejos. Não será surpresa se tivermos uma mudança significativa na Câmara de Rio Branco.

Existe um movimento, idealizado pela juventude, que propõe que “jovem vota em jovem”. Então é bom que candidatos, partidos e alianças dediquem atenção especial a esses eleitores. No próximo ano, eles podem ser maioria e decidir a disputa.

*Rutemberg Crispim é jornalista rutemcrispim@hotmail.com

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: