X

Cidadania e Educação Fiscal

“e-CAC – um centro de serviços eletrônicos, seguro, cujo acesso é realizado através de um código de acesso e uma senha pessoal”.

O  e-CAC – A Central de Atendimento Virtual da Receita Federal

Estimado leitor, você sabia que atualmente muitos dos serviços e informações necessários para o cumprimento de suas obrigações tributárias podem ser obtidos diretamente pela INTERNET. Isso mesmo, pela INTERNET e com a comodidade de não ter que se deslocar para a sede da Delegacia da Receita Federal em Rio Branco, pegar senha e ficar aguardando atendimento presencial.

Estamos falando do e-CAC – um centro de serviços eletrônicos, seguro, cujo acesso é realizado através de um código de acesso e uma senha pessoal. O Código é fornecido pelo sisetma  a senha é cadastrada por você mesmo.

Lá você pode, dentre outras possibilidades, extrair cópias dos recibos e das suas Declarações de Imposto de Renda, acompanhar o processamento das mesmas, saber acerca de sua restituição, saber se a sua DIRPF – Declaração de Imposto de Renda – ficou retida em malha fiscal, o motivo da retenção em malha e fazer ali mesmo a autoregularização, solucionando o problema, liberando sua Declaração e até mesmo verificar sua situação fiscal geral perante a Receita Federal, em outras palavras, saber se tem alguma pendência com o fisco federal.


Então, como conseguir esse código de acesso e cadastrar a sua senha?

1º passo – anote o número dos recibos de entrega das suas 2(duas) últimas DIRPF ( se você não tiver terá que obtê-lo na Central de Atendimento presencial);
2º passo – acesse o site www.receita.fazenda.gov.br ( torcendo para que a internet esteja efetivamente funcionando, já que ultimamente aqui no Acre seu funcionamento está muito inconstante);
3º passo – no canto esquerdo inferior você vai localizar um ícone chamado eCAC, clic nele;

4º passo – irão aparecer algumas funções, dentre elas gerar código de acesso. Clic nessa opção;
5º passo – vai aparecer a tela adiante.


Digite seu CPF, data de nascimento e os caracteres que o sistema gera no momento. Logo depois, clic em avançar. Vai aparecer a tela seguinte:

6º passo – agora informe os números do recibo das suas 2(duas) últimas Declarações de Imposto de Renda- de 2010 e 2011 e não 2009 e 2008 como aparece na tela, certo?. Em seguida você vai cadastrar a sua senha, que deve ter de 8 a 15 caracteres, contendo números, letras maiúsculas e letras minúsculas (essa dificuldade/complexidade foi programada  para que a senha cadastrada por você não seja fácil de ser  copiada por alguém mal intencionado). Digite novamente a sua senha. Depois gerar código.

Agora o sistema vai gerar para você um código pessoal, de 14 caracteres, conforme tela seguinte. Guarde ele consigo,  de forma segura. Não esqueça!

7º passo. Clic no link acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Observe que você vai precisar do número do seu CPF, do código de acesso pessoal que o sistema gerou e da sua senha pessoal, lembrando que essa foi cadastrada por você mesmo. Clic em avançar;


9º passo
– agora você já estará na central virtual de atendimento. Lá você vai verificar que vários serviços citados no início dessa coluna estão disponíveis, bastando você ir clicando, visualizando e imprimindo quando desejar. Também é possível fazer a regularização quando sua declaração estiver retida em malha, visualizar débitos existentes, imprimir DARF para pagamento dos débitos e outros serviços. Havendo dúvidas, procure a Central de Atendimento Presencial da Delegacia da Receita Federal em Rio Branco, localizada na Avenida Marechal Deodoro, 340, centro, em frente à SARB ou então envie email para telmoribeiro@receita.fazenda.gov.br, que vamos procurar te atender da melhor forma possível.
Até domingo que vem!

Categories: Espaço do Leitor
A Gazeta do Acre: