X

Atletas acreanos conquistam 41 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares 2011, em SP

Retornaram para Rio Branco na tarde da última quarta-feira (31), os alunos que se encontravam em São Paulo para participarem das Paraolimpíadas Escolares 2011, completando sua 5ª edição este ano, realizada de 27 a 31 de agosto. A delegação contava com mais de 70 pessoas, incluindo pais e professores que deram assistência aos jovens atletas.

A experiência trouxe não só 41 medalhas, como também o reforço do crescimento da inclusão educacional e esportiva dos alunos portadores de necessidades espe-ciais. Paulo Soriano, professor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), também reforça essa receptividade. “Estes eventos dão aos nossos alunos a oportunidade de vivenciarem a competição saudável, contribuindo para o crescimento pessoal e para a elevação da auto-estima”, destaca o educador.

Para a estudante Raysa Braga de Menezes, estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Alcimar Nunes Leitão e participante da categoria Natação, o momento foi de muito orgulho e emoção. “Fomos muito bem recebidos, gostamos muito da viagem e de voltarmos para casa”, diz.

Orgulho também dos pais que receberam seus filhos, com ou sem medalhas. A assistente social Débora da Rocha Silva estava agradecida pela oportunidade que a filha, Talita, aproveitou ao máximo. “Mesmo sem medalha, minha filha já é uma vencedora”, afirma.

Sobre as Paraolimpíadas Escolares 2011 – As Paraolimpíadas Escolares 2011 é o maior evento do gênero na América Latina, realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.

Os atletas estudantes disputaram dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. (Assessoria SEE)

Categories: ESPORTE
A Gazeta do Acre: