X

Alunos de escolas privadas obtêm melhores médias em provas do Enem 2010

O Ministério da Educação divulgou ontem dados referentes às provas realizadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2010. Só 1 escola pública está entre as 10 melhores do país. No Acre, as estatísticas seguem a mesma tendência: as melhores médias vieram de escolas particulares. A Escola Centro Educativo Lato Senso liderou o ranking com a média total de 629,5, o equivalente a 87% da prova. Foram 66 instituições acreanas avaliadas. As notas das escolas tipo EJA (Ensino de Jovens e Adultos – o antigo supletivo) não foram divulgadas.

 O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 480 alunos matriculados, obteve média de 726,42 pontos no exame, em uma escala que vai de 0 a 1.000. Apesar de ser a campeã no ranking das escolas públicas, a instituição federal está em oitavo lugar em comparação com os melhores colégios brasileiros.

“Os alunos aprendem em salas grandes e ventiladas, todas equipadas com datashow e computador. Não tem segredo para dar boas aulas: temos professores motivados, funcionários preparados e uma seleção rigorosa dos estudantes, que passam por um ‘vestibulinho’. Não há atraso nos salários dos professores”, assim avaliou o diretor de uma escola particular, que pediu para não ter o nome da instituição citada.

O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação destes alunos. O resultado do exame é um bom indicador para se avaliar a qualidade do ensino médio.

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: