X

Castanheiros do Acre e pescadores artesanais do Amazonas firmam contrato com a Conab

A Conab firma dois contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),  nesta quarta (28), às 10h, em Manaus, no Teatro Municipal, com entidades representativas de trabalhadores rurais e agroextrativistas  dos estados do Amazonas e do Acre, para compra de pescado e castanha-do-brasil. A presidenta Dilma Rousseff vai estar presente ao ato.

A assinatura dos convênios Cédula de Produto Rural ou CPR-Doação  (Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea) e CPR-Estoque (Formação de Estoque pela Agricultura Familiar) será feita pelo presidente da estatal,  Evangevaldo Moreira dos Santos. No primeiro caso, com representantes da Associação dos Trabalhadores Rurais de Juruá/AM e, no segundo, com a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Coopeacre).

Mecanismos do PAA – Para o Amazonas, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o contrato da CPR-Doação vai disponibilizar  R$ 99.900 para compra de 22.200 kg de pirarucu,  beneficiando 29 pescadores e  mais de 4 mil famílias de instituições carentes da região que margeia o rio Juruá. Pelo contrato, o produto será entregue às entidades eviscerado e sem escama e segundo as normas da vigilância sanitária. Esta ação do PAA é a primeira firmada com a entidade na região.

Já para o Acre, a CPR-Estoque dispõe de R$ 1,5 milhão, que serão destinados à compra de cerca de 1.428 toneladas de castanha-do-brasil, in natura. A ação vai atender mais de 2.800 agroextrativistas de 11 municípios acreanos, beneficiando 334 famílias de castanheiros. (Assessoria Conab)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: