X

Cooperativa recebe máquinas e equipamentos da prefeitura

Projeto Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários segue consolidando grupos de trabalhadores em Rio Branco

O prefeito Raimundo Angelim entregou nesta sexta-feira, 16, máquinas e equipamentos para a cooperativa Transfica, que reúne 146 trabalhadores da Estrada Transacreana e Pólo Benfica.

Os equipamentos repassados são  dois fogões de 6 bocas com forno,  uma  geladeira Industrial de 4 portas, um processador de alimentos, um desfiador de carne, duas  fritadeiras elétricas, uma  chapa a gás de  80 centímetros, uma  cafeteira de 8 litros, dois freezers horizontal 510 litros, e um cilindro para lavagem de alimentos. “É um trabalho de formiguinha, um trabalho de equipe que vem dando resultados muito importantes”, disse o prefeito.

O termo de cessão foi assinado na presença de produtores familiares, secretários municipais, lideranças comunitárias, o Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores, Gabriel Forneck; o deputado federal Sibá Machado; Raimundo de Souza da Silva, presidente do Sindicato dos Extrativistas e Assemelhados de Rio Branco (Sinpasa); o presidente e a vice-presidente da Transfica, Francisco Pereira Melo e Francisca Crispim, respectivamente. Um café da manhã com os alimentos produzidos pelo grupo de mulheres da Transfica foi servido aos convidados na casa de Francisca Crispim, no KM 6 do Benfica.

A proposta da Transfica, resultado da fusão das cooperativas de trabalhadores da Transacreana e Benfica, é evoluir para um restaurante rural, cujo cardápio será composto exclusivamente por produtos da agricultura familiar, cultivados e criados pelos seus cooperados.

O repasse tem o objetivo de contribuir na consolidação no beneficiamento e processamento da produção familiar rural e só foi possível pelo esforço da  Prefeitura de Rio Branco, através da Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária (Comtes) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta (Safra).  “Com certeza, o benefício é muito grande para esta comunidade”, disse o coordenador municipal de Economia Solidária, Evandro Rosas.

Consolidando processos de produção e comercialização
A aquisição desses equipamentos foi possibilitada pelo  Projeto Estruturação de Empreendimentos Econômicos Solidários e fortalecimento dos canais de comercialização da Economia Solidária e Agricultura Familiar no Município de Rio Branco  com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Gladson Cameli junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)/Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

O Projeto visa a consolidação dos processos de comercialização e produção dos empreendimentos econômicos solidários das zonas urbana e rural do município de Rio Branco, através da estruturação dos empreendimentos e realização de Feiras, possibilitando assim o incremento da produção, a agregação de valor, preparando-os para acessar mercados estratégicos, dentro do contexto local de integração com os países andinos. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: