‘Cuidando dos Seus Olhos’ atinge marca de 10 mil cirurgias de catarata

A chance de enxergar e com isso ter mais autonomia nas atividades diárias, desde as tarefas mais simples às mais complexas, chegou a 10 mil pacientes do Acre, que passaram por cirurgias de remoção da catarata por meio do programa ‘Cuidando dos Seus Olhos’, do Governo do Acre. “É com grande orgulho que eu e a equipe do Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos, dirigido pelo dr. Fábio Vieira, anunciamos que na quinta atingimos 10 mil cirurgias de catarata. Também já foram realizadas mais de 70 mil consultas e 5 mil cirurgias oftalmológicas de outros tipos”, revelou Tião Viana.
Governador2409
O governador recebeu o diretor do programa Fábio Vieira e o médico Luciano Ambrósio em seu gabinete para anun-ciar à imprensa as metas conquistas pelo programa.

Nesta sexta, 23, iniciaram-se novas cirurgias no Hospital das Clínicas, e os atendimentos seguem até o dia 28 deste mês. Mas o governador anunciou que os atendimentos acontecerão também no interior do Estado e em aldeias indígenas. “Esse programa é um esforço gigante do governo com o apoio do Ministério da Saúde e o trabalho humano desta equipe para que nós possamos servir a população do Acre”, ressaltou Tião Viana.

Cirurgias de retina começam a ser realizadas – Outra novidade anunciada pelo governador e equipe do ‘Cuidando dos Seus Olhos’ foi a realização da 1ª cirurgia de retina no Estado. O médico oftalmologista Luciano Ambrósio, especialista em tratamentos para a retina, foi o responsável pela cirurgia complexa de retina, 1ª da história da medicina no Acre, ocorrida no dia 25 de agosto.

“Antes, os pacientes que tinham problemas de retina tinham que viajar. Agora, eles vão poder ficar e fazer segmento da vida deles e tratar esse problema aqui mesmo”, afirmou Tião Viana.

Luciano Ambrósio contou que a paciente da 1ª cirurgia de retina no Acre era jovem e já havia perdido  totalmente a visão de um olho e estava perdendo do outro. Segundo o médico, a paciente estava cega há cerca de 1 ano e aguardava na fila para ser operada. “No dia da cirurgia, ela chegou carregada porque já não conseguia enxergar. Mas no dia seguinte a cirurgia ela saiu andando sozinha e chorando de emoção por ter voltado a enxergar”, relatou o médico.

Mudança de vida para idosos – O diretor do programa Saúde dos Seus Olhos, Fábio Vieira, destacou que se analisar a situação do Acre nessa área de saúde, não existe nenhuma estatística mostrando que um trabalho semelhante a esse fora feito no Acre. Ele observa que um programa que visa resgatar a visão de pacientes é o que dá nova vida as pessoas, principalmente dos idosos.
Vieira garantiu que no fim dos 12 meses de atuação de sua equipe de saúde será acabada a demanda reprimida de cirurgias de catarata no Acre. O diretor do programa estima que em outubro os atendimentos sejam na região do Juruá. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation