X

Curso de Licitações do IEL prepara participantes para competir

Como participar de concorrências públicas de maneira correta e mais preparada é o objetivo da capacitação

O principal material que os participantes do curso de Licitações Públicas (Lei nº 8.666/93) levaram para dentro de sala no primeiro dia foram suas dúvidas. Promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), a capacitação se iniciou nesta segunda-feira, 26 de setembro, e se encerrará na quinta, 29, com público formado por empresários e profissionais que lidam diretamente com a prática.

A ideia é prepará-los para que participem de maneira correta e eficaz de licitações públicas, alertando-os para equívocos que geralmente ocorrem em modalidades, como o “Convite”. “O que tenho visto muito é a revogação da licitação porque somente uma empresa compareceu, porque o Convite é a única modalidade em que se exige a participação de no mínimo três empresas.

Mas ainda assim é possível fazer a justificação, no caso de pleno desinteresse das demais empresas convidadas ou nos casos de limitações de mercado”, esclareceu a instrutora Julieta Mendes Lopes Vareschini, diretora e responsável técnica da JML Consultoria & Eventos Ltda., empresa parceira do IEL neste curso.

Julieta é, ainda, coordenadora e professora do curso de Especialização em Licitações e Contratos da UniBrasil e autora da obra “Licitações e Contratos no Sistema S”, Editora JML, 2007. Portanto, profissional gabaritada para habilitar os participantes a analisar e interpretar editais, elaborar propostas, apresentar recursos e impugnações. “Já no primeiro dia pudemos sanar inúmeras questões que pairam sobre a participação das empresas nesse processo. Essa capacitação vai nos ajudar a ficar mais alertas, sobretudo a respeito da legitimidade da revogação de licitações”, afirmou o empresário Marco Aurélio Nobre, da Elite Engenharia.

“O objetivo da licitação é ampliar a competitividade das empresas. Quanto mais participantes, maior a possibilidade de se obter uma proposta vantajosa”, explicou a instrutora. Com atuação de mais de 17 anos nas áreas de Eventos e Consultoria para a Administração Pública e para entidades submetidas ao dever de licitar, como as integrantes do Sistema “S”, a JML Cursos e Consultorias é referência no assunto.

Em virtude disso, o IEL/AC se aliou ao que há de melhor no mercado em termos de capacitação e qualificação para gestores.

Por ser uma instituição integrante do Sistema Federação as Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), o IEL/AC tem ligação permanente com as demandas do setor empresarial, o que permite grande sintonia com as reais necessidades dos empreendimentos locais. A missão do IEL é, justamente, promover o aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial, contribuindo para a competitividade da Indústria e o desenvolvimento sustentável do Acre. (Assessoria IEL)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: