Desfile cívico de 7 de setembro emociona público

Recebido com gritos e aplausos, o governador Tião Viana chegou à Avenida Amadeo Barbosa, endereço do desfile cívico de Sete de Setembro, por volta das 18h, vestiu a faixa governamental e acenou aos presentes. Mas a grande estrela da festa surgiu no céu cerca de 40 minutos depois, logo após a tradicional revista às tropas. Foi a apresentação do Helicóptero Harpia 01, batizado de Coronel João Donato, que emocionou o público.
7_de_setembro
O comandante da aeronave, major Carlos Negreiros, explicou que foram apresentadas técnicas utilizadas no dia a dia em operações policiais e de resgate.

“O sucesso da apresentação é fruto de um trabalho em equipe e de muito treinamento. Sem a ajuda de quem fica no chão, a tripulação, que está lá em cima, não pode fazer muita coisa”, disse. Dois tripulantes desceram do helicóptero através do rapel com as bandeiras do Acre e do Brasil e as entregaram ao governador Tião Viana. Para voltar ao helicóptero eles foram içados através de uma técnica bastante usada em salvamentos.

Milhares de pessoas participaram da festa e lotaram não só as arquibancadas espalhadas na avenida, mas as laterais da pista. Crianças, idosos, cadeirantes, todos participaram da festa que lembra a Independência do Brasil, proclamada às margens do Ipiranga em 1822. Antes que as tropas do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros desfilassem, um grupo de soldados foi homenageado, desfilando na avenida. Eles não pegaram em armas, mas foram essenciais para a guerra. Os soldados da borracha foram lembrados pelo governador Tião Viana neste Sete de Setembro.

“Temos que reconhecer a importância dos mais de 50 mil nordestinos que deixaram para trás suas casas e vieram para a Amazônia cortar seringa e fornecer matéria-prima às forças aliadas que lutaram na segunda guerra mundial. Eles são verdadeiros da pátria, que enfrentaram todas as dificuldades de uma região desconhecida para eles para garantir a borracha necessária para a guerra”, disse o governador Tião Viana.

O prefeito Raimundo Angelim assistiu ao desfile ao lado de autoridades militares, do Executivo, Legislativo e do Judiciário. “Este é um momento muito bonito, de dever cívico, de patriotismo, mas também de festa, de alegria e o melhor é que o povo participa, não sai daqui enquanto não acaba. Essa é uma demonstração de amor à pátria, de orgulho da nossa terra”, comentou. (Agência Acre)

7_de_setembro_2

7_de_setembro_3

7_de_setembro_4

7_de_setembro_5

7_de_setembro_6

7_de_setembro_7

Assuntos desta notícia


Join the Conversation