X

Direito a vagas para idosos e deficientes ganha reforço de campanhas

Duas campanhas lançadas nesta segunda, 12, pretendem sensibilizar a população sobre o respeito às vagas para estacionamento de veículos destinadas aos idosos e aos deficientes em Rio Branco. Usando os slogans ‘Esta vaga não é sua nem por um minuto’ e ‘Vagas destinada a idosos – Eu respeito’, a ação visa alertar sobre o uso indevido destes espaços públicos por outros motoristas. De todas as vagas existentes em estacionamentos públicos e privados, 5% são destinadas aos idosos e 2% aos que possuem dificuldades de locomoção. As mobilizações tratam-se de uma parceria entre o Ministério Público Estadual, Rbtrans e Detran.

Mesmo com o rigor da lei que consta no Código de Trânsito Brasileiro (que estabelece multas, remoção do veículo e perda de ponto na carteira), é comum a ocupação das vagas exclusivas. Muitas vezes, o condutor usa como argumento que irá ocupar estas vagas rapidamente e são justamente estas pessoas que a campanha pretende atingir. Como? Com a distribuição de folhetos educativos, faixas e distribuição de adesivos com a mensagem em trabalho realizado por agentes de trânsito e jovens que participam dos programas sociais da Prefeitura de Rio Branco.

O superintendente da Rbtrans, Ricardo Torres, diz que espera que a sociedade ‘compre’ a campanha, ajudando a garantir o direito a estes dois públicos que contam, hoje, com 110 vagas distribuídas em vários pontos da Capital. Para ter acesso às vagas, tanto idosos quanto portadores de deficiência precisam formalizar seu cadastro na sede da Rbtrans.

As campanhas serão realizadas em caráter permanente. O lançamento, que ocorreu no auditório da OCA, teve a participação da procuradora-geral adjunta do MPE, Kátia Rejane Araújo; diretora do Detran, Sawana Carvalho; diretor da Rbtrans, Ricardo Torres, e de representantes de organizações sociais que defendem os direitos de pessoas na terceira idade.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: