X

Fieac inaugura Unidade Integrada Juruá

Vinte e oito de setembro. Nesta data é comemorado o aniversário da segunda maior cidade do Estado do Acre, Cruzeiro do Sul, e, a partir de 2011, representa também um marco na história do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), devido a inauguração da Unidade Integrada Juruá – Francisco José Loureiro, naquele município.

O evento foi testemunhado por empresários da região, diretores e executivos do Sistema, além do secretário de Indústria, Edvaldo Magalhães, filho de Cruzeiro do Sul que, na solenidade, representou o governador Tião Viana, e do prefeito Wagner Sales, principal parceiro desta empreitada, ao fazer a doação do terreno onde ficam as instalações, com 11.200 m².

“Agradeço muito pelos esforços de Wagner Sales e da Câmara de Vereadores para nos apoiar na consolidação do Sistema Indústria neste município, dando-nos todo o apoio necessário para a construção desta unidade, demonstrando comprometimento com o desenvolvimento do Vale do Juruá”, declarou o presidente Carlos Sasai. “O setor industrial tem muito que agradecer, pois a consolidação das nossas instituições em Cruzeiro do Sul surge como parte de uma solução para a região, já que trará como principal benefício a melhoria do nível educacional de todos que passarem por nossas salas e ambientes pedagógicos.”

Até então, os trabalhos desenvolvidos em prol do fortalecimento das indústrias localizadas no Vale do Juruá vinham sendo desempenhados no Escritório de Representação do Sistema, localizado na Avenida Mâncio Lima. Era ali que Fieac, Sesi, Senai e IEL atendiam o público, realizavam cursos (alguns até em outros estabelecimentos) e prestavam assessorias da melhor maneira possível.

“Quando fui deputado, ao participar das sessões em Rio Branco pude conhecer a Escola Senai e constatei como essa instituição tem papel fundamental na vida dos jovens, ensinando-lhes uma profissão, e o quanto seria importante uma escola dessas em Cruzeiro do Sul. Enquanto não consegui meios de instalar uma instituição aqui, levei alguns jovens daqui para fazer cursos lá. Depois de formados, eles se tornaram os mais importantes profissionais de suas áreas na nossa região”, relatou Sales. “Por isso, estou muito feliz de hoje poder participar da inauguração da Unidade Integrada do Sistema Fieac, que é um belo presente de aniversário para a nossa cidade e municípios adjacentes”.

O prefeito ainda aproveitou a ocasião para assinar um Projeto de Lei pedindo a autorização da Câmara de Vereadores para a doação de mais dois terrenos ao Sistema, localizados em frente à Unidade Integrada. “Tenho certeza de que, daqui a algum tempo, as atividades da instituição irão se expandir e vocês precisarão de mais espaço. Então, para que não seja preciso ir para outra localidade, que sejam utilizados estes dois terrenos. Para ficar tudo em um lugar só”, disse Sales, que ainda assinou o Termo de Cessão e Comodata da Vila Olímpica do Município, em apoio às atividades culturais, de esporte, lazer, saúde e responsabilidade social do Sesi, por 10 anos.

HOMENAGEM – Batizada de “Francisco José da Silva Loureiro – Jota”, em memória do empresário e líder sindical que se dedicou ao fortalecimento do associativismo industrial no Acre, a Unidade Integrada, agora, possibilitará a ampliação da capacidade das instituições que compõem o Sistema Indústria no Acre, em tempo integral. Não só a família de Jota, mas todos os presentes na solenidade se emocionaram com o discurso da filha Lorena Loureiro, que decidiu agradecer, em nome do empresário, a honraria. “Tenho certeza de que, onde ele estiver, está muito feliz por este justo reconhecimento. Agradeço a todos, em especial à Fieac, por esta bonita lembrança”.

Para o diretor regional do Senai, César Dotto, esta iniciativa representa a realização de um sonho: o de promover oportunidades para a população do Juruá de se desenvolver e ter acesso a conhecimentos e tecnologias que contribuam para o crescimento das pessoas, da região, empresas e instituições beneficiadas com os serviços.

“Será, também, um grande e prazeroso desafio para as instituições do Sistema Indústria. A expectativa do Senai em primeiro lugar é de cumprimento de sua missão institucional, pautada em ações de interiorização e de oportunidade de acesso a jovens e adultos ao processo de profissionalização, contribuindo para elevar a competitividade das indústrias instaladas naquela região”, afirmou Dotto.

Bastante empolgada com a nova fase do SESI também está a superintendente Gisélia Belmina Beserra. “A instalação da Unidade Integrada em Cruzeiro do Sul trará a esta comunidade, além da oportunidade de elevação da escolaridade conclusão de ensino fundamental e médio, a qualificação profissional dos jovens e adultos do Vale do Juruá, pois a história do SESI nesta região teve início, diretamente, com a EJA (Educação de Jovens e Adultos), em 1996”.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) entrará com projetos a fim de capacitar o empresariado e administradores locais em gestão, como o Projeto de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), em parceria com o Sebrae, e o Projeto BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

As metas é que sejam realizadas, a partir de agora até 2015, mais de 14 mil matrículas – divididas nas modalidades de educação básica e continuada (SESI), educação profissional (Senai) e Ebep (Sesi/Senai) – tendo em vista o processo de crescimento da região e, na contramão, também da escassez de mão-de-obra qualificada no setor industrial. Para suprir esta grande necessidade no segundo maior município do Estado e região adjacente, o Sistema FIEAC oferecerá mais de 70 cursos.

“Em virtude desta visão de futuro, compactuada com a nossa regional, é que também agradeço imensamente ao presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, bem como ao presidente que lhe antecedeu, Armando Monteiro Neto, que viabilizaram recursos para a construção deste empreendimento de extrema relevância não somente para a população local, mas para a nossa missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado do Acre”, finalizou Sasai.

Cursos oferecidos pela Unidade Integrada Juruá – Francisco José Loureiro

– Educação de Jovens e Adultos – Oferece cursos que vão desde a Alfabetização até o Ensino Médio.

– Educação Continuada – Inclusão Digital; Pré-ENEM; Redação; Raciocínio Lógico; Empreendedorismo; Cursos de CIPA.

– Educação Articulada SESI e SENAI (Ebep) – Oferecer a jovens e adultos uma oportunidade de formação integral, que alie a Educação Básica à Educação Profissional.

– Educação À Distância: Meio ambiente; Segurança no trabalho; Fundamentos da tecnologia da informação; Legislação trabalhista; Empreendedorismo; Propriedade intelectual.

– Mecânica Automotiva: Mecânica de Motocicleta; Eletricista Automotivo; Injeção Eletrônica.

– Panificação e Confeitaria: Pães e Massas Especiais; Doces e Salgados; Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.

– Eletroeletrônica: Fundamentos de Eletroeletrônica; NR 10 – módulo básico.

– Tecnologia da Informação: Autocad; Operador de microcomputador; Montagem e manutenção de computadores.

– Construção Civil: Pintor de obras – pinturas especiais; Pedreiro revestidor (azulejista); Eletricista instalador predial; Instalador hidráulico (encanador); Responsabilidade civil na construção.

– Serviços Técnicos e Tecnológicos: Pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica; Pesquisa aplicada; Desenvolvimento e inovação de produtos e processos; Serviços técnicos e tecnológicos; Serviços laboratoriais; Serviços de inspeção; Serviços operacionais; Assessoria técnica e tecnológica; Assessoria e consultoria em gestão empresarial; Assessoria e consultoria em processo produtivo; Informação tecnológica; Elaboração e disseminação de informações; Eventos técnicos.

– CEC (Centro de Exames para Certificação): Pedreiro; Pintor de obras; Encanador instalador predial; Eletricista instalador predial de baixa tensão.

– Unidades Móveis: Marcenaria; Eletrotécnica. (Ascom Fieac)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: