Geama é referência nacional em aleitamento materno

O Banco Mundial e o Instituto ‘de Zero a Seis’ reconheceram o Grupo de Estímulo ao Aleitamento Materno (Geama), do Acre, como referência na-cional em boas práticas. Representantes da entidade foram convidados para participar de um evento em São José do Rio Preto (SP). Um dos objetivos do milênio é reduzir a mortalidade infantil. O trabalho desenvolvido pelo Geama está mudando essa realidade no Estado.
Leite
“Este é um reconhecimento que muito nos orgulha. A nossa entidade tem apenas 8 anos, mas já fez 43.000 assistências. Firmamos convênio com o Projeto Criança Esperança e já estendemos o nosso trabalho a 12 municípios, onde contamos com a parceria das secretarias Estadual e Municipais de Saúde”, disse a coordenadora da entidade, Elisama Maria Lima, que, a partir desta semana, vai visitar os núcleos no interior.

O grupo promove a capacitação de profissionais, faz campanhas midiáticas de esclarecimentos e palestras sobre a importância da amamentação nos primeiros 6 meses de vida. Profissionais da entidade e da Maternidade Bárbara Heliodora, que prestam serviços sobre amamentação, atendem cerca de 1.600 crianças. O banco de leite possui atualmente 70 litros coletados, servindo de alimento para os bebês que não puderam mamar na própria mãe.

O Geama é uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha pelo apoio, proteção e promoção da amamentação. Foi fundado no dia 1º de março de 2004, com objetivo de garantir a assistência de mãe e filho através de ações básicas de saúde, para reduzir a mortalidade infantil.

O aleitamento materno salva vidas porque é uma prevenção segura contra uma série de doenças infecciosas e crônico-degenerativas. O leite provê nutrição boa e representa segurança alimentar, além de ser a ‘primeira vacina’. “A amamentação desenvolve um vínculo afetivo único entre mãe e filho, beneficia a saúde da mulher e aumenta o intervalo entre os partos. A prática de dar o peito precisa ser recuperada”, destaca Elisama.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation