X

Gestores do Bolsa Família atualizam 15 mil cadastros

De 2 em 2 anos, os gestores do programa federal Bolsa Família atualizam o cadastro de beneficiados. Cerca de 15 mil cadastros estão sendo avaliados em Rio Branco, enquanto outros 10 mil aguardam a inclusão. O total de famílias beneficiadas é de 19.600. O prazo para o encerramento dos trabalhos é até o final do próximo mês.

As condições exigidas são nas áreas de saúde e educação. As mães precisam manter os cartões de vacinação atualizados, não obstante à freqüência escolar de 75% do total das aulas. “Por fazer parte dos recursos federais, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU) fiscalizam a execução do programa”, disse o diretor de proteção Social-Especial da prefeitura, Fábio Fabrício da Silva. 

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda com condicionalidades cria-do pelo governo Lula em 2003. O seu objetivo foi integrar e unificar ao ‘Fome Zero’ os antigos programas implantados no governo FHC (o Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Cartão Alimentação). O programa consiste em dar ajuda financeira às famílias pobres, definidas como aquelas que possuem renda per capita de até R$ 140,00 e as extremamente pobres com renda per capita de R$ 0,00 a 70,00.

A contrapartida é que as famílias beneficiadas mantenham seus filhos e/ou dependentes com freqüência na escola e vacinados. O programa visa reduzir a pobreza a curto e a longo prazo, através de transferências condicionadas de capital, o que, por sua vez, visa quebrar o ciclo da pobreza de geração em geração.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: