Governo homenageia profissionais do turismo

No dia mundial do turismo comemora-se o desenvolvimento do setor no Acre

Desde 27 de Setembro de 1980 é celebrado pela Organização Mundial do Turismo o Dia Mundial do Turismo que foi estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), em setembro de 1979.

Na última década, o Estado do Acre vem passando por profundas transformações resultantes da definição estratégica e da implantação de políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável estadual.

Com a economia dinamizada, serviços públicos oferecidos com qualidade, produção em constante desenvolvimento, práticas de manejo florestal, torna o governo do estado em uma gestão em crescente aprimoramento, e estabelece como uma das prioridades o segmento econômico do turismo, que representa uma das principais atividades econômicas da atualidade, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Foi defendido durante a reunião do G20 em Londres, em 2 de abril de 2009, como um forte ator dos pacotes que estimulam a mudança dos países em direção à economia verde mundial.

Dentre as atividades dos países que se dedicam à atividade, o turismo representa 5% de seu PIB, e 6% dos empregos existentes.

Segundo o Ministério do  Turismo, o segmento cresceu a uma taxa em média de 6,15% ao ano, no período de 2003 a 2007, crescimento considerado acima da média mundial que era de 5% naquele período.

O reflexo disto tudo, turismo verde, práticas sustentáveis, e economia voltada à políticas ambientais conservacionistas, é de uma atenção voltada às regiões com maiores exuberâncias naturais, como o estado do Acre por exemplo.

Desde o início do governo Jorge Viana, vem sido trabalhado por sua equipe de governo estas práticas, que vêm tomando corpo à medida que esse trabalho toma continuidade, transformando o turismo local cada vez mais forte e de visibilidade mundial.

Hoje, no governo Tião, é nítida a preocupação em desenvolver estratégias de promoção dos destinos turísticos, na preservação como identidade principal do nosso povo.

Em sua equipe governamental, a gestora da pasta, Ilmara Lima, coordena a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer, e desde o início da gestão, acompanha de perto os projetos que já haviam sido iniciados ateriormente, e deposita empenho necessário para celeridade de conclusão e criação de novos produtos, abertura de novos destinos, utilizando todo potencial do estado.

Um projeto ousado e inovador foi o lançamento do programa de promoção turística “tá na hora de conhecer o Acre”, lançado durante o I Salão Estadual de Turismo, na EXPOACRE 2011. Uma forma de promover o estado também para os próprios acreanos, incentivando o turismo local, mostrando o Acre para os Acreanos.

Junto com isso, foi trazido pela secretaria, profissionais especializados em formatação de produtos turísticos, e foi o primeiro estado a implantar o projeto do Ministério do Turismo de “inventário da oferta turística”, com a ferramenta Invtur, que foi uma atitude tomada pelo Governo do Estado a fim de acelerar o processo de desenvolvimento do turismo local, inventariando toda a oferta de serviços disponíveis no estado, tanto na capital quanto no interior, e fazer “ser visto” os dispositivos que atendem todos os tipos de visitantes ao nosso estado.

Um termômetro de que o Acre vem sendo citado na imprensa mundial quando se trata de “turismo verde”, são as contantes matérias e documentários presentes nas principais revistas especializadas, como Turismo & Aventura, revistas de bordo das companias aéreas, jornais de renome como o Estadão, O Estado de S. Paulo, e demais veículos digitais. É constante a procura da SETUL por profissionais de imprensa, cogitanto a vinda para o estado e mostrar ao mundo que o turismo sustentável aqui, é uma realidade.

Este ano no 6º Salão do Turismo o artesanato acreano efetuou um volume de vendas superior a todos os anos anteriores, vendendo mais de dez mil reais apenas no primeiro dia, e bateu recorde de visitação para conhecer os novos roteiros, gastronomia e cultura.

O Governador Tião Viana acompanha de perto as atividades da SETUL, e tem dado atenção especial ao ecoturismo e esportes de aventura.
Prova disso, é a construção dos circuitos de arvorismo da APA do Amapá, e do Seringal Cachoeira, que já foram aprovados e já estão em processo de estudo de montagem pelos engenheiros.

A Secretária Ilmara é categórica quando afirma “o Acre se tornará em breve um dos maiores destinos de turismo de aventura do Brasil, recebendo cada vez mais, entusiastas do ecoturismo que procuram a Amazônia como local da prática”.

A secretária também acredita que este ano está sendo inédito e especial para a economia do estado com a contribuição do segmento do turismo, envolvimento da população, e iniciativas do Governo do Estado, gerando emprego e renda e novas possibilidades para o setor comercial, ampliando os horizontes juntamente com os países vizinhos.

O Governo do Estado homenageia os profissionais turismólogos com uma amostra gastronômica regional.

Neste dia especial, a Secretária Ilmara Lima, em nome do Governador Tião Viana, homenageia o profissional turismólogo por sua grandiosa participação no desenvolvimento do estado e do país, e homenageia o estado do Acre por ser um lugar abençoado com tantas belezas, e continuará trabalhando para que o turismo seja desenvolvido da mesma forma, com respeito ao meio ambiente e o povo que nele vive. Parabéns turismólogo, viva ao Acre, viva ao turismo! (Assessoria Setul)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation