X

ISE: novas medidas de segurança nos Centros Sócio-Educativos

Na última sexta-feira, (9), o Centro Sócio-Educativo Aquiry sofreu mais uma tentativa de fuga de aproximadamente 30 adolescentes, onde quatro deles obtiveram êxito. A Polícia Militar, com a ajuda da equipe técnica do Instituto Socioeducativo (ISE), que mantém um banco de dados personalizado de cada interno, está à frente nas buscas.

Ao contrário do que tem sido divulgado na mídia durante o motim, não houve reféns. Nenhum agente sócio-educativo foi encaminhado ao Pronto-Socorro, pois não houve feridos. Apenas dois adolescentes se machucaram sozinhos durante a tentativa de fuga.

A segurança dos Centros é uma das prioridades do Governo do Acre, portanto, uma série de procedimentos está sendo agilizada para garantir que as medidas sócio-educativas sejam efetuadas de forma estável e eficiente.

Segundo o presidente do ISE, Dimas Sandas, os métodos de segurança serão executados de forma mais eficaz. A curto prazo será imposto no CSE Aquiry um sistema de vídeo vigilância interna e externa, além da construção de uma rua em torno dos Centros Acre e Aquiry. Haverá também mais rigor nas revistas, a criação de um Procedimento Operacional Padrão (POP), a revisão do Manual do Procedimento de Segurança, a implantação de uma técnica de mediação de conflitos, e como medida de emergência será realizada um concurso simplificado para agentes sócio-educativos.

É importante destacar a preocupação que o Governo tem com seus servidores. Garantir a segurança e integridade física dos sócio-educadores é dever do ISE, e é por isso, que todo um serviço de inteligência está sendo efetuado. De acordo com o presidente Dimas, os educadores que se sentiram acuados e agredidos psicologicamente receberão atendimento psicológico.

No entanto, o principal papel do ISE não está ligado somente á segurança, mas, principalmente, às medidas socioeducativas que, têm a missão de ressocializar os adolescentes em conflito com a lei. É uma tarefa difícil, porém, não impossível. E é esse o desafio que os servidores do ISE enfrentam, pois têm o compromisso de transformar o meio em que vivem em um lugar melhor. (Ascom ISE/AC)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: