X

Municípios do Alto Acre são beneficiados com ruas pavimentadas

Os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri ganharam, no último sábado, ruas pavimentadas, do programa Ruas do Povo. Assis Brasil, município na fronteira com o Peru, não é mais a mesma. A cidade, uma das mais limpas do Acre, agora se orgulha de exibir algo que há cinco ou seis meses, simplesmente não existia: ruas trafegáveis.

Mas, o trabalho de pavimentação que o governador Tião Viana vem fazendo em todo o Estado vai muito além de oferecer condições de trafegabilidade a veículos. O grande ganho é refletido na qualidade de vida dos moradores, gente simples, que não tinha o direito de ver os filhos brincando de bicicleta ou sair de casa sem sujar os pés de lama.

A falta de pavimentação nas ruas impedia que a ambulância do Samu chegasse até a casa de dona Raimunda Rodrigues de Queiroz, com mais de 80 anos, soldada da borracha, que hoje só consegue se locomover com cadeira de rodas e a ajuda do filho, Pedro. “Eu precisava carregar ela nos braços, com lama acima do calcanhar. Cansei de fazer isso pra conseguir levá-la até a ambulância, ao médico. Agora tá maravilhoso, mais fácil. Dá até pra ficar na beira da rua no fim de tarde”, disse.

O deficiente visual Ademildo Alves de Souza mora na rua Tancredo Neves, que há pouco tempo carregava a fama de ser uma das piores ruas de Assis Brasil. “Eu já cai várias vezes porque tinha muita lama, buraco, mato crescendo no meio da rua. Aqui a gente sofria demais e não tinha o direito de sair de casa sem sujar os pés, sem correr o risco de cair. Pra mim era muito difícil, mais difícil que pras outras pessoas. Mas agora eu posso sair de casa com mais segurança”, comentou.

O programa Ruas do Povo, um compromisso assumido pelo governador Tião Viana durante a campanha, está mudando a vida das pessoas. No último sábado, 10, os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri ganharam ruas pavimentadas, que fazem parte da primeira etapa da execução dos programas.

Segundo o diretor presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César, no Alto Acre o governo está investindo mais de R$ 10 milhões na primeira etapa do programa Ruas do Povo, que contempla cerca de 70 ruas e está gerando 700 empregos, entre diretos e indiretos. “Nós estamos transformando vidas com esse investimento que o Governo do Estado vem fazendo em todos os municípios e isso é o mais importante. Nós temos uma preocupação com as comunidades, que participam conosco, são ouvidas e nos ajudam a fiscalizar as obras. É isso que nós queremos, oferecer melhores condições para as pessoas, ruas bonitas, qualidade de vida”, comentou Gildo.

Para o governador Tião Viana a obra não é tão importante quanto a alegria das pessoas beneficiadas: “É um investimento feito com recursos próprios neste primeiro momento, mas, o mais importante é o sentimento de alegria e de esperança das pessoas, que começam a ter cidadania. Agora, o próximo passo é o esgotamento sanitário que será feito pelas laterais das ruas, sem nenhum prejuízo a obra que está feita”, explicou.

Governador autoriza segunda etapa do programa em Brasileia

Em Brasileia o programa Ruas do Povo iniciou com a pavimentação de 14 ruas e faltam apenas quatro ruas, todas em fase de conclusão, para fechar a primeira etapa.

No sábado, a prefeita Leila Galvão entregou ao governador Tião Viana e ao diretor do Depasa, a planilha com as novas ruas que serão pavimentadas na segunda etapa. “São 47 ruas, totalizando 11 quilômetros, que serão feitas com recursos do BNDES. Serão R$ 6 milhões investidos e nós queremos concluir toda a pavimentação do município até o final do próximo ano”, disse a prefeita. (Agência Acre)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: