Pista molhada faz vôos ‘desviarem’ pousos do aeroporto de Rio Branco

As fortes chuvas que caíram sobre a capital acreana e o Bujari na sexta passada, dia 9, geraram mais do que transtornos para ir ao show do Aviões do Forró. O alto volume e o ritmo insistente fizeram com que os primeiros vôos fossem desviados na hora de aterrissarem no Aeroporto Plácido de Castro (RB). As chuvas molharam a pista do aeroporto e a deixaram, mais uma vez, inadequada para os procedimentos de pouso e decolagem. Com isso, os 2 vôos que deveriam passar pelo aeroporto da cidade tiveram de redirecionar seu curso.
aviao15
A manobra, como de costume, incomodou os passageiros das 2 aeronaves. No entanto, a Assessoria de Comunicação da Superintendência Re-gional do Noroeste (SRNE) da Infraero destacou que a medida foi tomada pelos pilotos e suas equipes de navegação, para dar cumprimento à medida da Agência Nacional de Aviação (Anac) que dispõe sobre as condições de segurança da pista para a realização de pousos/decolagens.

“A Hotran da Anac foi emitida para garantir, a cima de tudo, a segurança de quem está a bordo da aeronave. Portanto, é obrigação segui-las, como forma de assegurar que todos os procedimentos sejam seguros aos passageiros. No caso da pista de Rio Branco, é preciso ter um cuidado especial para com esta Hotran da pista, tendo em vista à ampla reforma em prol da sua qualidade que o aeroporto daí vem passando nos últimos anos”, disse a gerente de Marketing da SRNE.

Apesar de serem os primeiros vôos redirecionados em setembro, estes já somam mais de 5 registros ao longo do ano. Os 2 primeiros aconteceram no dia 15 de agosto. Os 3 seguintes no dia 21 de agosto, mais estes 2 do último dia 9. Ao serem impedidos de pousar na pista de RB, os aviões seguem para os 3 aeroportos mais próximos (Cruzeiro do Sul/AC, Porto Velho/RO e Manaus/AM).

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation