Plano aponta 2 florestas no Acre passíveis de concessão em 2012

Dez florestas nacionais (Flonas) integram a lista de florestas públicas que poderão ser concedidas no próximo ano, segundo o Plano Anual de Outorga Florestal (Paof) 2012. Juntas, elas somam 4,4 milhões de hectares, dos quais 2,8 milhões têm potencial para a produção sustentável.

Entre as Flonas passíveis de concessão, 2 estão no Acre. Elas são as Flonas do Macauã e do São Francisco. Das demais, 7 estão no Pará (Jamanxim, Altamira, Crepori, Amana, Caxiuanã, Trairão e Saracá-Taquera) e 1 está em Rondônia (Jacundá).

A concessão é uma forma de gestão das florestas públicas na qual empreendedores têm acesso a áreas para extrair madeira e produtos não madeireiros de forma legal e sustentável por meio de licitação realizada pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Segundo estimativas do Paof, a produção potencial de madeira nessas flonas é de 1,8 milhão de m³ por ano para uma produtividade de 25 m³ por hectare/ano. Essa quantidade equivale a 19% do consumo total de toras na Amazônia, de acordo com dados dos sistemas eletrônicos de controle florestal dos órgãos ambientais.

A tendência é que as concessões florestais ganhem relevância cada vez maior ao longo dos anos, fornecendo madeira legalizada e de fonte sustentável ao mercado. (Ascom SFB/ MMA)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation