X

Primavera dos Museus é aberta em Rio Branco

 Que a história acreana é repleta de bravos guerreiros todo mundo já sabe! Mas o quanto você conhece da participação das mulheres na construção desta história? Para mostrar este muitas vezes oculto papel das acreanas no processo de formação do Estado, foi inaugurada ontem (19), às 17h, no Teatro Hélio Melo, a 5ª edição da Primavera dos Museus. Com o tema ‘Mulheres, Museus e História’, a campanha deste ano deve superar as marcas de 2010 e levar conhecimento histórico e sócio-cultural a 5 mil pessoas de 5 municípios.

A Primavera dos Museus no Acre durará até sexta (23), contando com visitas guiadas, exposições e mostras especiais, exibições de filmes, palestras e ciclos de debates (atuais e mais antigos). A campanha tem adesão de 5 espaços na Capital (Museu da Borracha, Casa dos Povos da Floresta, Palácio Rio Branco, Casarão e Memorial dos Autonomistas/Teatro Hélio Melo) e vários pontos de acervos históricos de Cruzeiro, Porto Acre, Xapuri e Sena. Ela é destinada a estudantes, universitários e à comunidade em geral.

De acordo com o coordenador administrativo do Palácio Rio Branco, Moisés Bezerra, o festival visa difundir alguns dos maiores saberes de um tema que seja atual e, ao mesmo tempo, tenha marcado a história brasileira. Além disso, visa também resgatar o costume de  visitação dos espaços públicos, estimular o amplo aprendizado histórico e promover inclusão social. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (entidade do Ministério da Cultura), executado no Estado pela Fundação Elias Mansour e pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, com a ajuda de parceiros (ex: Ufac, museus, etc).
Pelo tema deste ano, Moisés Bezerra conta que as expectativas são as melhores possíveis. “Todos os anos (o Acre participou de todas as 4 edições anteriores), os temas são muitos interessantes. E, neste ano, não poderia ser diferente. Vamos abordar a mulher acreana sob diferentes aspectos, desde a participação delas na nossa história até o sucesso e a importância deles na sociedsade contemporânea. A presença de Iolanda Fleming, 1ª mulher a ser governadora no país (ela foi a abertura e estará no encerramento da campanha), nos anima mais ainda”, comenta o coordenador.  

Entre alguns dos atrativos da programação da Primavera, destacam-se as palestras dos mestres e doutores (da USP), Daniel Klein, sobre ‘Conquista de Rio Branco: possibilidades e novas ocupações’, e Geórgia Lima, sobre Mulheres e modos de vida na região fronteiriça (quarta e quinta, às19h, Teatro Hélio Melo). Além disso, outro debate que promete é o do último dia, sexta (19h, também no Hélio Melo) com o professor da Ufac, Ms. ‘Mulheres, silêncios e não-ditos: o papel do historiador na (re) significação da sociedade, a partir de 1970’. As visitas guia-das no Museu da Borracha acontecem toda a semana, das 8h às 12h, das 14h às 17h.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: