X

Saúde Itinerante ‘Cuidando dos Seus Olhos’ atende população até o dia 28

Pelo quarto mês consecutivo, a equipe médica do programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos atende a população das 7h às 17h, no Hospital das Clínicas, entre os dias 15 e 28. No lançamento, em junho, em torno de 1,5 mil pessoas passavam diariamente pela ala do hospital, adequada especialmente para abrigar o programa e a equipe de quase 70 profissionais. Com o objetivo de reduzir a demanda para a especialidade no Estado, a procura que era grande no início apresentou leve queda nesta etapa, após o atendimento prioritário de idosos e casos mais graves.

“Esta redução é natural, mas queremos lembrar a população que o serviço está disponível para todas as pessoas até junho do ano que vem”, explica Dora Lima, coordenadora do programa no Acre. O Saúde Itinerante ‘Cuidado dos Seus Olhos’ atendeu até agora 32 mil pessoas em Rio Branco e moradores dos municípios do Baixo e Alto Acre, além de oferecer consultas em ações específicas, tais como na Unidade de Recuperação Social Francisco de Oliveira Conde e na Colônia Souza Araújo.

O agendamento para intervenção cirúrgica ocorre entre os dias 20 e 26 de cada mês. A coordenação do programa faz agora um levantamento da população residual acima dos 50 anos que ainda não procurou o serviço. Apenas em Rio Branco há mais de 42 mil pessoas acima desta faixa etária. Para receber o atendimento, é necessário estar com documento de identidade e o cartão do SUS. Para os idosos que farão cirurgia, o indicado é estar com acompanhante. A previsão é de que, a partir do próximo mês, o programa comece a ser levado para os municípios do Estado.

Contratado pelo Governo do Estado para atender a população com consultas oftalmológicas e intervenções cirúrgicas, o Instituto de Olhos Fábio Vieira identificou nos acrea-nos a prevalência de doenças como a catarata, chamada de cegueira reversível, e o pterígio, conhecida popularmente como ‘carne crescida’. Poucos são os casos de doenças graves. A própria equipe do instituto faz a recepção, triagem, encaminhamento à consulta e à cirurgia, se houver necessidade. O atendimento é gratuito e o programa dispõe de telefone específico para o esclarecimento de dúvidas (0800 647 0404).

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: