X

Secretário de Rondônia enaltece pecuária do Acre como exemplo na região

Os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados entre o Ministério Público local e frigoríficos locais fizeram à pecuária acreana dar um ‘passo largo’ rumo à regularização e vão servir de ‘exemplo’ para o mesmo processo da atividade em Rondônia. Pelo menos esta é a opinião do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam/RO), Francisco de Sales Oliveira.

Preocupado com o andamento do processo de legalização dos frigoríficos rondonienses, Sales utilizou os avanços feitos no Acre para destacar o novo ritmo que Rondônia deve imprimir se quiser atingir o objetivo de ter um modelo de pecuária mais ‘sustentável’.

Conforme Sales, a meta na Amazônia inteira é que haja uma adaptação em toda a cadeia em questão para, a partir de junho do próximo ano, todos os frigoríficos só comprem bois para abate de produtores que tiverem animais com a devida licença ambiental.

Ele estimou que se tal determinação fosse adotada atualmente, os produtores de RO não conseguiriam vender sequer um boi, sendo tal efeito também acompanhado por outros setores afins, como a Piscicultura.

 Porém, ele defende que esta é uma realidade que precisa mudar, em face desta exigência regional. E o caminho para seguir tal tendência, segundo ele, seria adaptar para Rondônia um modelo parecido com o do Acre, que ele avalia como um Estado que já está bem ‘adiantado’ no que diz respeito à corrente do ‘Boi Verde’. 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: