X

SESI começa educação ambiental dentro de casa

Instituição adere ao Projeto Catar e irá destinar resíduos sólidos para reciclagem

“Uma das formas de educar é dar o exemplo. A Responsabilidade Social Empresarial e Ambiental é uma área de negócio do SESI, então não podemos relevar certas atitudes não condizentes com essa política dentro da nossa própria casa”. Assim declarou a superintendente do SESI/AC, Gisélia Belmina Beserra, no ato da assinatura do termo de adesão ao Projeto Catar, ocorrida na tarde de quarta-feira, 21 de setembro.

A iniciativa prevê a destinação de papéis, papelões e plásticos inutilizados pela instituição para o galpão dos catadores, a fim de que a cooperativa dê a correta destinação dos resíduos, especialmente a reciclagem. De acordo com o coordenador do Núcleo de RSE do SESI, Jacimar Antônio da Silva, a política sócio-ambiental do SESI, iniciada há dois anos, possui uma agenda que compreende ações como o controle do volume de água que é retirada do solo diariamente, por meio do Projeto Olho D’Água, e, agora, um bom direcionamento dos resíduos sólidos em parceria com o Catar.

“Iniciaremos, também, uma campanha interna com os colaboradores para que encaminhem ao CAT (Centro de Atendimento do Trabalhador) do SESI os papéis, papelões e plásticos que não lhes tenham mais serventia, retirando do meio ambiente essa sobrecarga e lhe dando uma nova destinação”, informou Silva.

Ele explica que, como a instituição trabalha fazendo diagnósticos de empresas que aspiram à ISO 14001 (certificação ambiental) e à SA 8000 (certificação internacional da responsabilidade social), constatou-se a necessidade de que o próprio SESI desenvolva ações internas neste sentido. “Entendemos que Responsabilidade Sócio-Ambiental é 80% atitude. Enquanto educadores, precisamos passar isso para as pessoas e este projeto significa muito para nós, que já até vislumbramos seu desdobramento em outras ações, como palestras de conscientização”, comemorou Gisélia.

No ato de assinatura, estiveram presentes o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, Francisco Correia Martins, e a representante do programa Economia Solidária, que presta assessoria técnica à Cooperativa, Mirna Canizo, além da equipe de RSE e da superintendente do SESI.

“Aproximadamente 20 empresas já são parcerias do Catar, levando para o galpão da cooperativa, no Distrito Industrial, o material descartado. Lá, os catadores fazem a triagem e, depois de fazer a prensagem, revendem-no. O que para muitos não tem mais utilidade alguma, para eles é de grande valor”, explicou a assessora. (Assessoria)

Serviço
Para saber mais sobre como fazer doações de resíduos ao Projeto Catar, o telefone de contato é (68) 3211-2224.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: