X

Sistema Fieac finca raízes no Juruá

Vinte e oito de setembro. Nesta data é comemorado o aniversário da segunda maior cidade do Estado do Acre, Cruzeiro do Sul, e, a partir de 2011, representa também um marco na história do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), devido a inauguração da Unidade Integrada Juruá – Francisco José Loureiro, naquele município. O evento foi testemunhado por empresários da região, diretores e executivos do Sistema, além do secretário de Indústria, Edvaldo Magalhães, filho de Cruzeiro do Sul que, na solenidade, representou o governador Tião Viana, e do prefeito Wagner Sales, principal parceiro desta empreitada, ao fazer a doação do terreno onde ficam as instalações, com 11.200 m².

“Agradeço muito pelos esforços de Wagner Sales e da Câmara de Vereadores para nos apoiar na consolidação do Sistema Indústria neste município, dando-nos todo o apoio necessário para a construção desta unidade, demonstrando comprometimento com o desenvolvimento do Vale do Juruá”, declarou o presidente Carlos Sasai. “O setor industrial tem muito que agradecer, pois a consolidação das nossas instituições em Cruzeiro do Sul surge como parte de uma solução para a região, já que trará como principal benefício a melhoria do nível educacional de todos que passarem por nossas salas e ambientes pedagógicos”.

Até então, os trabalhos desenvolvidos em prol do fortalecimento das indústrias localizadas no Vale do Juruá vinham sendo desempenhados no Escritório de Representação do Sistema, localizado na Avenida Mâncio Lima. Era ali que Fieac, Sesi, Senai e IEL atendiam o público, realizavam cursos (alguns até em outros estabelecimentos) e prestavam assessorias da melhor maneira possível.

“Quando fui deputado, ao participar das sessões em Rio Branco pude conhecer a Escola Senai e constatei como essa instituição tem papel fundamental na vida dos jovens, ensinando-lhes uma profissão, e o quanto seria importante uma escola dessas em Cruzeiro do Sul. Enquanto não consegui meios de instalar uma instituição aqui, levei alguns jovens daqui para fazer cursos lá. Depois de formados, eles se tornaram os mais importantes profissionais de suas áreas na nossa região”, relatou Sales. “Por isso, estou muito feliz de hoje poder participar da inauguração da Unidade Integrada do Sistema Fieac, que é um belo presente de aniversário para a nossa cidade e municípios adjacentes”.

O prefeito ainda aproveitou a ocasião para assinar um Projeto de Lei pedindo a autorização da Câmara de Vereadores para a doação de mais dois terrenos ao Sistema, localizados em frente à Unidade Integrada.

Homenagem – Batizada de “Francisco José da Silva Loureiro – Jota”, em memória do empresário e líder sindical que se dedicou ao fortalecimento do associativismo industrial no Acre, a Unidade Integrada, agora, possibilitará a ampliação da capacidade das instituições que compõem o Sistema Indústria no Acre, em tempo integral. Não só a família de Jota, mas todos os presentes na solenidade se emocionaram com o discurso da filha Lorena Loureiro, que decidiu agradecer, em nome do empresário, a honraria. “Tenho certeza de que, onde ele estiver, está muito feliz por este justo reconhecimento. Agradeço a todos, em especial à Fieac, por esta bonita lembrança”.

Para o diretor regional do Senai, César Dotto, esta iniciativa representa a realização de um sonho: o de promover oportunidades para a população do Juruá de se desenvolver e ter acesso a conhecimentos e tecnologias que contri-buam para o crescimento das pessoas, da região, empresas e instituições beneficiadas com os serviços.  (Ascom Fieac)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: