X

Trabalhadores em Saúde ameaçam greve por pautas específicas

Depois de mais uma frustrada tentativa de negociação ontem, servidores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac) e dos Enfermeiros Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Spate) ameaçam uma nova greve. Eles reivindicam as chamadas pautas específicas, que o Governo do Estado, através da assinatura de um documento, teria se comprometido em conceder. A principal reivindicação deles é a incorporação de todas as verbas aos vencimentos, que já foi cedida a médicos e odontólogos em 2010.

O assessor especial do governo, Antônio Monteiro Neto, um dos signatários do documento, não teria ido à reunião de ontem. “Uma das condições pra aceitarmos os 20% parcelados em 4 vezes foi o governo atender as nossas pautas específicas. Estamos mobilizados e vamos para o embate caso os emissários palacianos não fechem o acordo”, desabafou o presidente do Sintesac, José Correia Daniel.

Os sindicalistas querem: o pagamento de uma gratificação aos servidores dos Hosmac; a desobstrução de pendências jurídicas relativas aos pagamentos do FGTS e Plano Bresser; retomada dos estudos para a implantação de uma universidade aos trabalhadores em saúde e o compromisso de serem obedecidas às leis em trabalhos com radiologia.

“Quando o Spate suspendeu a greve, restaram 10 pontos da pauta em aberto, lembrou o presidente do Spate, Raimundo Correia. Entres as pendências estão a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), reposição de perdas salariais, a extensão do incentivo de complexidade aos profissionais de saúde de nível médio, reenquadramento no PCCR dos médicos veterinários na categoria de médicos e redução da carga horária de trabalho para algumas categorias.

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: