X

Jovens representam quase 50% do eleitorado e podem determinar a eleição na Capital

Na preparação para as eleições de 2012 os partidos políticos trabalham para garantir os votos de eleitores que tem entre 16 e 34 anos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em agosto de 2011 eles representam quase 50% do eleitorado acreano e podem ser decisivos na disputa.

Dos 219,6 mil eleitores de Rio Branco, 108,9 mil tem entre 16 e 34 anos. Isso representa 49,36% do eleitorado da Capital acreana. O prazo para requerer a inscrição eleitoral ou transferência de domicílio encerra somente no dia 9 de maio de 2012, mas a expectativa é de que o número de eleitores nesta faixa etária deve aumentar. 

Esse dado chama atenção de partidos políticos que buscam em seus quadros novas lideranças para disputar as eleições de 2012. A intenção é conquistar os votos dos eleitores jovens, apresentando candidatos que possam representar a juventude.

“Temos uma preocupação especial com esses eleitores. Sabemos que, além de ser quase metade do eleitorado, eles podem ser decisivos na disputa. Estamos percorrendo vários municípios e formando novos quadros para a disputa do próximo ano”, revelou o presidente regional do PDT, deputado estadual Luiz Tchê.

Os eleitores com idade entre 16 e 24 anos são mais de 47, 7 mil. Ainda de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil eleitores se declararam analfabetos. Outros 29,2 mil informaram que sabem ler e escrever. Dos mais de 219,6 mil eleitores de Rio Branco, até 31 de agosto, mais de 8,8 mil tem nível superior.

 

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: