X

Preso se mata dentro de cela da Delegacia da Mulher

O presidiário em liberdade condicional Jair Figueiredo Castelo, 41 anos, cometeu suicídio dentro de uma cela da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, usando um cordão da cueca.

Ele foi preso por ordem da Justiça por estar foragido do Presídio, mas também teria estuprado a própria filha de 16 anos, crime ocorrido no dia 23.

Entenda o caso:
De acordo com informações, Jair Castelo cumpria pena no Presídio Francisco D´Oliveira Conde por homicídio.

O acusado teria recebido uma licença de 7 dias do Presídio, para tentar conseguir um emprego, pois estava prestes a receber o benefício do semi-aberto.

Ocorre que ele não retornou na data prevista, passando a ser considerado foragido da Justiça, que expediu Mandado de Prisão por fuga de Unidade prisional.

Na sexta-feira, 23, por volta das 18h30, Jair ligou para a ex- mulher informando que estava foragido do Presídio e que gostaria de ver a filha de 16 anos, pois iria viajar para outro estado na manhã de sábado, 24, onde daria continuidade à fuga.

Por telefone, Jair contou que estava em uma propriedade rural, localizada no Ramal do Cacau, Rodovia AC 40 e esperava a visita da filha para despedir-se, pois não mais voltaria para o Acre.

A mulher não permitiu que a filha fosse ao encontro do pai, pois temia que algo de ruim acontecesse.

A adolescente aproveitou que a mãe se ausentou por alguns instantes e mesmo sem autorização resolveu ir ao encontro do pai.

Presidiário estupra filha que foi visitá-lo
Segundo relatos da adolescente estuprada pelo próprio pai, ela foi ao Ramal do Cacau, onde andou por cerca de 3 km até chegar à propriedade em que o pai se encontrava.

Ele esperou os outros trabalhadores da propriedade saírem, em seguida trancou a filha em um quarto passando a insultá-la, proferindo palavras de baixo calão e a acusando de já ter transando com vários homens.

Desesperada com a reação do pai, a menina tentou sair do quarto, quando foi atacada pelo pai que tentou asfixiá-la com um travesseiro e ainda tentou sufocá-la usando as mãos.

Segundo a vítima, em um determinado momento o pai se apossou de uma faca e mandou a tirar a roupa, como a menina, recusou-se, ele tirou a roupa da filha à força, puxando-a para um banheiro e ameaçando matá-la e jogá-la no açude, caso ela continuasse gritando por socorro.

No banheiro ele obrigou a adolescente lavar-se e em seguida a levou para o quarto e mandou que a filha ficasse de   ̎ quatro   ̎, pois iria fazer sexo com ela de todas as posições.

E usando de força, abusou sexualmente da adolescente.

Acusado de estupro é preso e se mata dentro de cela da DEAM
Revoltada com a ação criminosa praticada pelo próprio pai, a adolescente levou a Polícia no local em que o pai se encontrava foragido e onde teria sido estuprada.

Na manhã de domingo, 25, Jair Figueiredo foi preso pela Polícia Militar que cumpriu o Mandado de Prisão expedido pela Justiça por fuga do Presídio Estadual.

Encaminhado à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM, o acusado foi levado para a cela individual por volta das 10h30, onde cerca de uma hora depois se matou usando o cordão da cueca.

Segundo informações da delegada Juliana D Angelis, plantonista do fim de semana, ela estava na delegacia atendendo uma vítima de agressão, quando ouviu o pedido de socorro dos agentes informando que um preso estava enforcado.

“Ao ser levado para a cela, foram feitos todos os procedimentos normalmente adotados,  que são deixá-lo em uma cela separado dos outros presos e somente de cueca” afirmou a delegada plantonista.

Quando ela chegou à cela, dois agentes já haviam retirado o preso e estariam realizando massagem cardíaca nele, enquanto outro acionava o SAMU.

Um advogado que também estava na delegacia conversando com um cliente, informou que tudo foi muito rápido.

“Eu fui à cela conversar com meu cliente e demorou menos de 2 minutos, quando estava saindo, o preso (Jair) pediu água ao agente e saímos juntos. Quando estávamos no corredor, ouvimos os gritos do meu cliente e retornamos correndo à cela onde estava meu cliente, acreditando que algo estava acontecendo com ele, quando vimos o preso que havia pedido água, dependurado na grade. Eu também liguei para o SAMU enquanto os agentes socorriam o preso. A equipe do SAMU chegou rápido, mas o preso já estava morto” afirmou o advogado.

Peritos do Instituto Médico Legal – IML resgataram o corpo do preso que foi encaminhado para exame cadavérico.

Categories: POLICIA
A Gazeta do Acre: