X

Astério defende revisão de planos de manejo florestal

O deputado Astério Moreira (PRP), propôs na sessão de ontem, na Aleac, a realização de um amplo debate para discutir o modelo de manejo sustentável do Acre. Ele disse que milhares de famílias estão envolvidas nos programas e precisam de atenção especial. “Precisamos aprofundar o debate para descobrir onde estão os erros e corrigi-los, evitando assim, prejuízos para milhares de famílias. A floresta é o nosso maior capital, portanto, devemos tratar esse assunto com muita atenção”, disse.

Para o parlamentar, a comercialização de madeira legalizada deve ser valorizada e até mesmo ampliada. Mas ele defende que o Acre passe a comercia-lizar móveis e não somente a madeira na forma bruta. “Nossa madeira tem um grande valor no mercado internacional. Precisamos agregar novos valores e até mesmo investir na comercialização de móveis. Nossa madeira tem um valor especial pela forma como tratamos nossa floresta”, destacou.

Astério Moreira lembrou ainda que o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict), está executando o Programa de Fortalecimento do Setor Marceneiro e Moveleiro, que garante um novo ânimo para a categoria. “Os marceneiros estavam trabalhando na ilegalidade, como bandidos. Agora o governo está dando novo ânimo para o setor. Temos o plano de manejo que garante matéria-prima legalizada. A categoria está sendo inserida novamente no mercado, com oportunidade de produzir móveis de qualidade e com garantia de venda”, concluiu. (R.C.)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: