Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Astério pede que alunos de Medicina do exterior façam internato no Acre

O deputado estadual Astério Moreira (PRP) apresentou na sessão de ontem, na Assembléia Legislativa (Aleac), um projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a oferecer aos acadêmicos que estudam Medicina nas instituições estrangeiras, oportunidade para que possam freqüentar aulas de internato, nas unidades de saúde da rede pública estadual.

Astério afirmou que o Acre é o único Estado que ainda não oferece esse tipo de internato para os acadêmicos de Medicina. Ele disse que a intenção é garantir oportunidade para que os alunos possam participar de aulas práticas nas unidades, onde, futuramente, poderão atuar.

“Primeiro é preciso explicar que internato e residência médica são diferentes. Os acadêmicos precisam dessas aulas para garantir uma formação adequada. Minha proposta é que o Estado possa oferecer suas unidades de saúde para que eles possam se capacitar mais”, explicou.

O parlamentar apresentou ainda projeto de lei que isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) aos portadores de câncer. O objetivo é evitar mais prejuízos para quem está realizando tratamento e oferecer algum tipo de apoio às famílias.

Os dois projetos seguem para as comissões. A expectativa é que sejam apreciados e votados em outubro. Parlamentares da oposição e da base de sustentação do Governo manifestaram apoio às iniciativas de Walter Prado.

 

Sair da versão mobile