Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Em Brasília, Tchê defende compensação para os estados que preservam floresta

O deputado Luiz Tchê (PDT), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), defendeu uma compensação para os estados que preservam suas florestas. Os seus argumentos foram apresentados durante reunião do Parlamento Amazônico, para discutir o Código Florestal, realizada ontem, em Brasília. 

Para Luiz Tchê, exemplos como o do Acre, onde o Governo do Estado vem trabalhando para garantir a preservação das suas florestas, com a execução de vários programas nos 22 municípios, precisam ser valorizados pelo Governo Federal.

“Nós precisamos pensar em mecanismos para compensar os estados que trabalham duramente para preservar suas florestas. O Acre é um exemplo disso. Mesmo com o crescimento populacional, com a maioria da população concentrada na zona urbana, conseguimos manter nossas florestas preservadas”, informou.

Luiz Tchê disse que para garantir a preservação do meio ambiente o Estado faz muitos investimentos e chega, inclusive, a ter mais despesas, por isso, o Governo Federal precisa pensar numa forma de compensação.

“O Acre e outros estados fazem um enorme esforço para garantir a preservação do meio ambiente, por isso, precisam ser compensados. O desenvolvimento sustentável deve ser valorizado e precisamos ampliar os investimentos. A sustentabilidade deve ser preservada”, afirmou.

A reunião do Parlamento Amazônico aconteceu no Senado Federal, para tratar das questões relativas à região Norte. Participaram do encontro representantes das Assembléias Legislativas dos estados da região Norte e os senadores Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), Kátia Abreu (DEM/TO), Acir Gurgacz (PDT/RO), Waldemir Moka (PMDB/MS) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB/SC), relator do projeto do novo Código Florestal no Senado.

 

 

Sair da versão mobile