Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Geraldo Pereira quer que escolas divulguem notas do Ideb

As escolas da rede estadual de ensino podem ser obrigadas a divulgar a nota da avaliação do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na sessão de ontem, na Aleac, o líder do PT, deputado Geraldo Pereira, apresentou projeto de lei que obriga a divulgação das notas obtidas pelas instituições de ensino.

Ele disse que o Governo do Estado fez muitos investimentos e estabeleceu metas. Por isso, as notas obtidas pelas escolas acreanas vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos, mas lembrou que ainda existem muitos problemas.

“Essa é uma forma de apresentarmos nossos problemas e identificarmos as falhas no sistema. Agindo assim, teremos mais argumentos para cobrar uma maior presença da família na escola”, explicou.
Pereira afirmou que a divulgação das notas é importante, inclusive, para aqueles que são os gestores das escolas elaborarem seus planejamentos, visando cumprir as metas estabelecidas pelo Governo do Estado.

Para o parlamentar, uma maior participação da família, aliada a um planejamento que vise identificar as falhas e melhorar a qualidade do ensino, trará um grande resultado para a educação acreana.
“Muitos investimentos foram feitos nos últimos anos para melhorar a educação no Acre. Mas não basta apenas termos escolas novas, reformadas e totalmente estruturadas, nem os profissionais valorizados. Precisamos unir forças, Governo e comunidade, para oferecer um ensino de mais qualidade para nossas crianças e jovens”, destacou.

Ele também apresentou projeto de lei que exige que os assentamentos rurais dos programas de reforma agrária só sejam aprovados pelo Estado após a execução de todas as obras de infra-estrutura.

Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

 

Sair da versão mobile