Gladson vai apresentar emendas para construção de creches em Rio Branco

O deputado federal Gladson Cameli (PP) vai apresentar emendas individuas para a construção de creches em Rio Branco. O compromisso do parlamentar contempla o anseio de seu colega de partido, vereador Alysson Bestene, que apresentou um anteprojeto na Câmara Municipal. Os secretários municipais de Educação e de Bem-Estar So-cial, Márcio Batista e Estefânia Pontes, consideram a proposta de ‘extrema importância’. 

“Vou apresentar emendas individuas e, se for o caso, até coletivas para projetos desta abrangência social”, prometeu o deputado, que é o atual presidente da Comissão da Amazônia.

Dados revelam que uma das principais reivindicações dos munícipes é a construção de creches “Quando os pais deixam seus filhos em um abrigo, centro de convivência ou creche ele sabem que, enquanto estiverem trabalhando, suas crianças estarão assistidas em todos os aspectos”, disse Cameli, contando com a ‘sensibilidade’ dos gestores do município.

O censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 40% dos domicílios rio-branquenses são chefiados por mulheres. “A grande maioria dessas guerreiras não tem condições de pagar uma empregada doméstica. Elas precisam desse apoio do poder público”, observa o deputado, que considera a falta de creches nos bairros como um dos principais fatores para o aumento da situação de risco envolvendo crianças.

O secretário municipal de Educação, Márcio Batista, disse que uma de suas prioridades é a aplicação do número de creches. Em sua avaliação, a proposta tem ‘uma enorme abrangência so-cial’. “Estamos falando de uma demanda social imprescindível, que figura como inclusão social e está no plano governo da Prefeitura de Rio Branco. Queremos apoiar e envolver parceiros nos setores empresariais e religiosos”, declarou o secretário.  

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation