X

Ministra Ideli diz que governo quer criar um novo imposto para Saúde em 2012

Em entrevista dada em tons irônicos ao jornal O Estado de S.Paulo, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), avisou que, em 2012, o governo pretende criar um imposto para financiar investimentos em saúde no País e arrecadar mais R$ 45 bilhões por ano. De acordo com ela, a famosa Emenda 29, já aprovada pela Câmara, não resolve o problema porque não indica de onde virão os recursos. Sem qualquer rodeio, anunciou que será um novo tributo, ainda que a sociedade rejeite de forma absoluta qualquer aumento na carga tributária.

“Já se falou em taxação de grandes fortunas, bebidas, cigarros, remessa de dinheiro para o exterior, royalties do petróleo e até em legalização do jogo. (…) É um novo imposto, que poderá ser de uma forma ou de outra. Todos os governadores acham e concordamos que o principal tema da eleição de 2012 será a saúde.

Não dá pra fazer o debate de forma demagógica, dizendo: Ah, vamos resolver. Resolver de onde? A presidenta Dilma chamou os governadores, o Congresso e disse: ‘Não façam maquiagem. Se vocês querem que a saúde tenha evolução de patamar, de atendimento, vai ter de mexer. E não serei eu, sozinha, que vou fazer isso”, desabafou.

Sobre a queda de 5 ministros apenas nesta ano, o jornal perguntou se o preenchimento dos cargos no executivo configuraria uma aposta de risco. Ideli disse: “a democracia é o pior dos modelos, mas não achamos nenhum melhor. O governo de coalizão é o pior, mas também não encontramos nenhum melhor”.

É possível que a presidente da República não tenha gostado da entrevista. Além de falar do imposto na Saúde e da ‘faxina’ de ministros, Ideli ainda teria feito críticas a nomes do PT em São Paulo. (Da redação, com os jornais O Estado de S. Paulo e Paraná On Line)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: