Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sibá Machado defende mais recursos para a pesquisa no Brasil

 Em ato organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, ocorrido nesta quinta-feira (29) na Câmara, Sibá Machado defendeu que parte dos royalties do petróleo sejam destinados para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 Com o intuito de chamar atenção para os entraves que dificultam ou inviabilizam o desenvolvimento da pesquisa no país, o debate girou também em torno dos gargalos da legislação regente da área. “Há entraves na legislação que precisam ser corrigidos para facilitar a atividade científica e dar ao País um novo papel mundial no setor. Hoje, os investimentos na área chegam a 1,2% do Produto Interno Bruto, mas vamos nos empenhar para chegar à meta de 2% em 2015, pois a economia brasileira precisa dar este salto tecnológico”, disse Sibá.

 No debate, que contou também com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, Sibá sugeriu a criação de um Colegiado permanente para discutir a destinação dos recursos para a área junto à Casa Civil e lembrou aos presentes que o presidente da Câmara, Marco Maia,  já determinou a criação de uma Comissão Especial para deliberar sobre o  PL 2177/11 (“Novo Código da Ciência Brasileira”, do qual será relator), este já considerado um instrumento importantíssimo para o bom desenvolvimento do setor.

 Sibá foi o coordenador do Grupo de Trabalho, composto por representantes de todas as instituições de pesquisa do Brasil, que propôs as alterações na legislação vigente.   (Assessoria)
 

Sair da versão mobile