X

TRE apresenta calendário para as eleições de 2012

O Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE/AC) já definiu o planejamento para as eleições de 2012. Além do calendário com os prazos que devem ser cumpridos por eleitores, candidatos e partidos, também foram elaboradas propostas de cursos preparatórios e campanhas de conscientização, visando, principalmente, os jovens.

A idéia, de acordo com o presidente do TRE/AC, desembargador Pedro Ranzi, é garantir as informações necessárias para os interessados no processo eleitoral, evitando assim, problemas com a legislação. Entre outras coisas, o órgão está oferecendo, através da Escola Judiciária Eleitoral, cursos preparatórios para candidatos na Capital e nos municípios do interior. “Nosso objetivo é informar partidos e candidatos sobre a legislação, evitando assim, prejuízos para eles”, explicou.

O desembargador revelou ainda que a expectativa é que todas as resoluções referentes ao processo eleitoral de 2012 sejam aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o final do ano, garantindo assim, mais tranquilidade para candidatos e partidos.

Afirmando que a intenção do TRE/AC é garantir um processo transparente e democrático, Pedro Ranzi pediu apoio da imprensa e da população para combater a corrupção eleitoral. “Estamos aqui a serviço da legislação eleitoral. Vamos trabalhar com muito empenho e dedicação para que a população possa escolher seus representantes. Vamos fazer campanhas de conscientização, mas precisamos contar com a parceria da comunidade para evitar os crimes eleitorais”, disse.

Nas eleições de 2012, os eleitores acreanos vão às urnas para escolher os prefeitos e os vereadores dos 22 municípios do Estado. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. O prazo para partidos e candidatos que desejam participar das eleições de 2012, apresentarem seus pedidos de registro junto ao TRE encerra no dia 7 de outubro.

Participaram ainda da entrevista coletiva a diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Alexandrina Melo, o diretor-geral do TRE, Carlos Venícius Ribeiro, a assessora de Planejamento, Luciane Medeiros, a secretária de Tecnologia de Informação, Rosana Magalhães e o secretário Judiciário, Marijone Pinheiro.

Eleitor jovem será o foco principal do TRE/AC
Como parte do planejamento para as eleições de 2012, o Tribunal Regional Eleitoral pretende realizar campanhas para convidar os cidadãos que desejam trabalhar como mesários e outra para conscientização dos jovens sobre a importância do voto.

“Temos que mostrar para nossos jovens a importância e o valor do voto. Vamos até às universidades e colégios para conversar com a juventude e convidá-los a uma reflexão sobre o que representa uma eleição e o voto de cada um”, revelou o desembargador.

A diretora da Escola Judi-ciária Eleitoral, Alexandrina Melo, fez questão de destacar a importância das campanhas. Para ela, a conscientização dos jovens, principalmente daqueles que vão votar pela primeira vez, pode ser um diferencial no combate à corrupção.

“Precisamos unir forças para combater a corrupção. Já estamos indo às escolas da zona rural e do interior do Estado, levando informações importantes sobre o voto. Acreditamos que esse pode ser um diferencial no combate aos crimes eleitorais”, disse.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: