Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre vai implementar ações destinadas ao atendimento das famílias oriundas da Bolívia

São 227 famílias assentadas no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Triunfo, localizado na rodovia AC 10, quilômetro 70. Cada família recebeu dez hectares de terra, uma casa de quarenta metros quadrados (onde o Programa Luz Para Todos já está em processo de licitação), poço e cesta básica.

Agora através de um Termo de Cooperação Técnico assinado entre Superintendência Regional do Incra no Acre e a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) nesta terça-feira, 11, com a presença do deputado estadual Eber Machado, várias ações voltadas para a produção de alimentos serão implementadas.

A primeira ação do Termo inicia já na próxima semana com a mecanização de dois hectares para cada família iniciar o plantio de alimentos. Nesse caso o Incra, por meio da aplicação do Crédito Instalação – Modalidade Fomento, também ajuda a subsidiar a segurança alimentar para as famílias.

“Temos pressa porque o calendário agrícola não espera e pretendemos iniciar a mecanização já a partir de segunda-feira”, disse o secretário Lourival Marques garantindo que também cabe ao governo do Estado implementar o Programa Florestas Plantadas objetivando conciliar a recuperação florestal do lote com a produção de produtos não-madeireiros como açaí, pupunha e mesmo essências florestais.

O superintendente do Incra, Thaumaturgo Neto assegura que toda a assistência técnica e acompanhamento integral das famílias será prioridade. “O sucesso do projeto depende desses investimentos”, concluiu.

Acompanharam a assinatura do Termo de Cooperação Técnica a vereadora de Plácido de Castro, Laurita Lima, o presidente da Associação Santo Antonio, Francisco Assis Dantas e assentados. (Assessoria Seaprof)

Sair da versão mobile