Uma ação social intitulada “Toque de Carinho” do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região está criando oportunidades e abrindo horizontes para os pacientes e hóspedes da Casa de Apoio do Hospital do Câncer em Porto Velho. Através do Programa Justiça do Trabalho Solidária, servidoras e servidor utilizam agulha, linha, tecido e tesoura em Oficina de Trabalhos Manuais e Artesanais de Fuxico.
De acordo com a coordenadora do Programa, Alice Pequeno, a iniciativa está alinhada ao Plano Estratégico Participativo 2009/2014 e tem o objetivo de propiciar às mulheres da Casa de Apoio momentos de aprendizagem, convivência, lazer e fortalecimento pessoal. “Queremos ensinar um ofício a elas, capacitando-as para o empreendedorismo”, explica.
A entidade atende cerca de 600 pessoas mensalmente oriundos do interior de Rondônia, Acre, Amazonas e até da Bolívia, que buscam tratamento contra o câncer no Hospital São Peregrino na capital. Segundo a presidente da Associação de Rotarianos do Rio Madeira, Nazaré Farias, administradora da Casa de Apoio, alguns destes pacientes já aprenderam o ofício nas oficinas e já colocaram em prática nas suas casas.
É gratificante ver como esse trabalho melhora a qualidade de vida dos pacientes e acompanhantes. Fazendo isso, eles esquecem que estão doentes e isso ajuda no próprio tratamento. Quando param de falar da doença, ela fica com raiva e vai embora”, diz a Nazaré Farias.
Alice Pequeno revela que de 1º a 9/12 o TRT promoverá uma exposição com as peças fabricadas pelos pacientes, onde a venda será revertida para as próprias mulheres da Casa. (Rondonotícias.com)