Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acreanos buscam em RO tratamento ao câncer em Casa de Apoio de projeto do 14º TRT

Uma ação social intitulada “Toque de Carinho” do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região está criando oportunidades e abrindo horizontes para os pacientes e hóspedes da Casa de Apoio do Hospital do Câncer em Porto Velho. Através do Programa Justiça do Trabalho Solidária, servidoras e servidor utilizam agulha, linha, tecido e tesoura em Oficina de Trabalhos Manuais e Artesanais de Fuxico.

De acordo com a coordenadora do Programa, Alice Pequeno, a iniciativa está alinhada ao Plano Estratégico Participativo 2009/2014 e tem o objetivo de propiciar às mulheres da Casa de Apoio momentos de aprendizagem, convivência, lazer e fortalecimento pessoal. “Queremos ensinar um ofício a elas, capacitando-as para o empreendedorismo”, explica.

A entidade atende cerca de 600 pessoas mensalmente oriundos do interior de Rondônia, Acre, Amazonas e até da Bolívia, que buscam tratamento contra o câncer no Hospital São Peregrino na capital. Segundo a presidente da Associação de Rotarianos do Rio Madeira, Nazaré Farias, administradora da Casa de Apoio, alguns destes pacientes já aprenderam o ofício nas oficinas e já colocaram em prática nas suas casas.

É gratificante ver como esse trabalho melhora a qualidade de vida dos pacientes e acompanhantes. Fazendo isso, eles esquecem que estão doentes e isso ajuda no próprio tratamento. Quando param de falar da doença, ela fica com raiva e vai embora”, diz a Nazaré Farias.

Alice Pequeno revela que de 1º a 9/12 o TRT promoverá uma exposição com as peças fabricadas pelos pacientes, onde a venda será revertida para as próprias mulheres da Casa. (Rondonotícias.com)

Sair da versão mobile