Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Água do Saerb é própria para consumo, dizem exames paulistas

A água produzida pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) é de alta qualidade, conforme atestam os exames laboratoriais a que é submetida regularmente.
Saerb
O laboratório ProÁgua Consultoria Ambiental Ltda, de São Paulo, realiza exames em 77 parâmetros diferentes da água do Saerb e garante, como  prova do diagnóstico  anteriormente realizado na autarquia pelo setor de  Controle  de Qualidade,   que o líquido é potável e apropriado para consumo humano.

Os parâmetros com compostos orgânicos e metais foram realizados em laboratório parceiro e acreditado pelo Inmetro cujos resultado são de total responsabilidade da ProAgua Ambiental. Além disso, os ensaios foram realizados de acordo com a última edição do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater e critérios da Norma Internacional ISO/IEC 17025:2005 utilizada para acreditação de Laboratórios em nível Internacional; valores recomendados se referem aos critérios estabelecidos na Portaria MS 518/2004.

“Há todo um processo para garantir que a água chegue a casa do usuário com a mesma qualidade que saiu da estação”, assegurou Adriana Evangelista, chefe do Controle de Qualidade do Saerb. Na ETA, há operadores que trabalham em regime de plantão para fazer o tratamento na dosagem certa.

O controle de qualidade é feito através de coletas diárias de amostras em diferentes pontos da rede de distribuição. Esses pontos estão sob inspeção do Serviço de Vigilância Ambiental, que também atesta que a água está chegando ao consumidor é de adequada para o consumo.  Mensalmente, o Saerb examina pelo menos 140 amostras obtidas em várias regiões da cidade. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile