Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim autoriza reforma no Mercado Elias Mansour

O prefeito Raimundo Angelim assinou ontem, 24, a ordem de serviço para reforma do Mercado Elias Mansour. A partir desta terça-feira, o mercado passará por uma ampla melhoria através de serviços como ampliação da cobertura metálica da área de hortifruti; pintura de toda a estrutura metálica do mercado; substituição da telha metálica do lanternim por telha translúcida, proporcionando melhoria da iluminação interna; pintura geral das circulações internas e pintura geral do exterior da edificação; revisão geral das instalações elétricas; desobstrução dos esgotos e revisão das instalações sanitárias; recuperação das portas de enrolar; aumento da capacidade de água dos reservatórios (de 4.000 litros para 8.000 lts); construção de uma parada de ônibus dupla em madeira, padrão PMRB, em frente ao mercado. O valor da obra é de R$ 277.6567,23 e a área de intervenção é de 2.950,98 m².
Prefeito-Angelim
Mercado Elias Mansour foi inaugurado no dia 1º de julho de 1980. Com 350 permissioná-rios, entre feirantes e comerciantes, o tradicional espaço no Centro de Rio Branco recebe diariamente cerca de 1.000 pessoas em busca dos mais variados produtos, como a farinha, o caldo de tucupi, peixes, verduras, frutas e muito mais. Aos finais de semana, segundo Jorge Fadel, secretário de Floresta e Agricultura de Rio Branco, a visitação chega a 2.000 pessoas.

A história do Mercado Municipal Elias Mansour confunde-se com os tempos recentes de modernização da Capital. O mercado está localizado em uma área antes degradada. Em 1º de julho de 1980, o então prefeito Fernando Inácio dos Santos inaugurava o mercado, também conhecido como Mercado No-vo, que passou a abrigar a grande maioria dos permissionários do Mercado Velho, na Avenida Epaminondas Jácome. O espaço organiza o sistema produtivo da agricultura familiar,  gerando mais renda e trabalho para dezenas de pessoas. A vantagem os agricultores podem comercializar diretamente a  produção proveniente dos pólos agroflorestais de Rio Branco, dos projetos de assentamentos e demais centros agropecuários do município. Uma ampla reforma foi realizada há três anos e agora, nas palavras de Angelim, “vamos deixar tudo novinho”. 
 
Permissionários otimistas
A reforma vai atender a todos os setores pra que a população possa desfrutar de maior diversidade e qualidade de produtos a preços menores que os praticados na praça. Para comer-ciantes como Rogério Mota, que vende camarão e produtos para tacacá, o mais importante é que a reforma irá aumentar o  número de clientes. “É bom para nós e para quem vem ao mercado para fazer compras”, disse Mota. 

De acordo com o prefeito,  a obra de revitalização do Mercado Elias Mansour é importante, porque do ponto de vista estrutural, estará melhor iluminada, bem abastecida de água e mais segura. Além disso, medidas para melhorar o trânsito na região estão sendo adotadas. Do ponto de vista arquitetônico, estará mais bonita e estilizada.  As intervenções da PMRB nos últimos anos, reduziu drasticamente a presença de atravessadores, o que baixou o preço dos alimentos ali comercializados.

O peixeiro Rosivan Oliveira trabalha ali há quinze anos, sempre comercializando peixe. Para ele, a reforma vem em boa hora, preparando o mercado para as festas de final de ano. “Só temos a agradecer ao prefeito pela iniciativa”, disse Rosivan. (Assessoria)

Sair da versão mobile