Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim cria Programa Municipal de Educação Profissional

Cursos profissionalizantes promovem a inclusão socioprodutiva de centenas de jovens em Rio Branco através da parceria PMRB e Governo do Estado
Educao_Profissional_PMRB
Conforme declarou certa vez o prefeito Raimundo Angelim, “o mundo contemporâneo, da desigualdade e do desemprego, o desenvolvimento será sempre fruto de um amplo projeto social. A melhoria das condições de vida da população, qualquer que seja o ritmo e volume da produção de riqueza, é determinante para uma sociedade atingir seu desenvolvimento”.

Nesse contexto, Angelim implantou nesta quarta-feira, 5, o Programa Municipal de Educação Profissional em cerimônia realizada no auditório da Escola Arena da Floresta, no Segundo Distrito de Rio Branco. O programa tem a parceria do Governo do Estado através do Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional.

Da Prefeitura, as Coordenadorias Municipais da Mulher (Comulher), da Juventude (ComJovem) e de Economia Solidária (Comtes) são as gestoras do programa. Estiveram presentes os vereadores Professor Roger e Gabriel Forneck, o coordenador estadual da Juventude, Tiago Igino; o diretor do Instituto Socioeducativo, Dimas Sandas;  a conselheira da Regional 3, Eliana Lopes; a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Concita Maia; e o diretor-presidente do IDM, Irailton Lima. “Temos de pensar o jovem para o presente, para ser protagonista de seu tempo”, disse o prefeito.

O PMEP pretende investir R$600 mil na formação de jovens e adultos de ambos os sexos e se constitui na materialização de reivindicação  do  Processo de Gestão Participativa (PGP) e dos conselheiros das  Regionais da Cidade, criados no primeiro mandato para compartilhar com a sociedade as decisões e a execução das políticas públicas e ações do município. Hoje, se consolidaram como instrumentos efetivos de participação política e controle social. “Para nós do Governo é uma honra e uma grande alegria participar deste trabalho”, afirmou Iraiton Lima, grande entusiasta do projeto que já existe desde 2005 no âmbito da Casa Rosa Mulher.

Dentre as varias demandas identificadas pelas comunidades, apresenta-se como um dos maiores agravantes, o baixo nível de qualificação profissional de jovens e adultos na contramão da exposição aos riscos das mazelas sociais.

Sendo assim, a Prefeitura oferece  esta parceria com  Instituto de Desenvolvimento de Educação profissional Dom Moacyr para dar continuidade ao Programa Municipal de Educação Profissional  a ser realizado através de convênio entre PMRB e Governo do Estado na realização de cursos de Formação Inicial e Continuada com duração média entre 160 a 220 horas/aulas presenciais por curso, com expectativa de atender a  1.107 pessoas  que tenham concluído o ensino fundamental e com renda per capta de, no máximo,meio salário mínimo por família, selecionados dentre os residentes nos bairros das oito  Regionais Administrativas de Rio Branco.

Nesta primeira fase, PMEP atenderá a 350 pessoas  em cursos organizados em módulos de qualificação social, profissional e prática profissional em ambiente real de trabalho, nas áreas de Montagem e Manutenção de Computadores, Vendedor Atendente, Corte e Costura, Repositor de Mercadoria, Auxiliar Administrativo e Corte e Modelagem de Cabelo.

“Aos jovens eu digo: estudem. Não percam um só dia”, disse a conselheira Eliana dirigindo-se aos matriculados. Os estudantes recebem todo apoio e material didático para estudar.

“Estamos amando nossos cursos”

Elas são colegas no Centro de Educação Profissional Campos Pereira, onde estudam Corte e Costura, Beleza Pessoal e Montagem e Manutenção de Computadores, e demonstram grande satisfação pelo programa.  Edna Maria de Oliveira é a mais entusiasmada, apesar de todas afirmarem a mesma coisa: “estamos amando”, dizem, em uma só voz ante à pergunta “o que vocês estão achando do curso?”.

Edna é casada e mora com o marido e um dos três filhos no bairro das Placas. Ele aproveitou a entrevista para agradecer ao prefeito Angelim pelo auxílio, que se constitui, além da formação profissional, em vale transporte e lanche.

Todas também são unânimes em afirmar: “queremos montar nosso próprio negócio”. O PMEP é um excelente começo e uma porta das mais dignas. (Ascom PMRB)

Educao_Profissional_PMRB_2

Educao_Profissional_PMRB_3

Sair da versão mobile