Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim mostra canteiros de obras do PAC 2 no Nova Estação e Placas

O prefeito Raimundo Angelim apresentou ontem, 7, os canteiros de obras e os escritórios técnicos das obras do PAC 2 nos bairros Nova Estação e Placas. Os canteiros, que são administrados pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb)  obedecem a todas as exigências do Ministério do Trabalho e contam com refeitório, WC e lavabo para os trabalhadores. Nos escritórios técnicos, a população pode tirar todas as dúvidas sobre a obra que está levando asfalto, drenagem, rede de água e esgoto e cidadania para aqueles bairros.
Angelim222
Acompanharam o prefeito, no bairro Nova Estação, os vereadores Gabriel Forneck e Professor Roger;  o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb) Gilson Albuquerque; o deputado Geraldo Pereira; o presidente do Conselho da Regional 4, Hernande Segundo; técnicos, gestores públicos e lideranças comunitárias. No bairro Placas, a visita de Angelim foi acompanhada pelos vereadores Gabriel For-neck e Elias Campos; a presidente da associação de moradores, Fátima Ferreira; secretários municipais  e lideranças daquela comunidade. “O importante é deixar claro para a população que todas as ruas serão trabalhadas”, disse o prefeito.

 No escritório técnico da Nova Estação, as agentes sociais prestam diariamente cerca de dez atendimentos. “Os moradores nos procuram principalmente para tirar dúvidas quanto à continuidade da obra”, explicou  Hor-leizia de Oliveira, coordenadora de assistência social do escritório. Já no escritório das Placas, a média é cinco atendimentos ao dia, conforme informou a coordenadora da assistência social local, Marcia França. “Os trabalhos estão indo bem e atendendo a expectativa da população”, disse o presidente da Emurb, Jackson Marinheiro.

Na Nova Estação, Angelim caminhou pelas ruas Formosa e Ouro  Verde, que estão sendo pavimentadas pela Emurb. Ainda ontem, a Emurb iniciou o asfaltamento das ruas Palmares, Passarela, Novo Horizonte e Buriti. Em ações serão desenvolvidas em parceria com o governo do Estado e Governo Federal as intervenções estão orçadas em R$ 8.023.374,39 e incluem a pavimentação e recuperação de 4,1 quilômetros de ruas, a terraplanagem de 16.477 metros de calçadas, 1.729 metros  de ampliação  da rede de água e a drenagem pluvial  de 967 metros, além de sinalização viária, iluminação, terraplanagem e atividades sociais. (Ascom PMRB)

‘Ruas do Povo’ melhora as vendas no comércio
Seu Francisco Vieira de Souza, 46, morador da Rua Buriti há dois anos, uma das contempladas no município de Feijó com o programa Ruas do Povo, cuja pavimentação foi entregue na última terça-feira, 4, pelo governador Tião Viana à população.

Ele, mais do que qualquer outro morador, tem motivos espe-ciais para estar feliz. Além de não ter mais que pisar na lama quando sair de casa após uma chuva, e nem sofrer com a poeira no verão, seu Francisco também tem um pequeno comércio, do qual tira todo o sustento da família e se anima com a possibilidade de crescimento. “Não era fácil. Com a rua enlameada, quase não apareciam fregueses, cheguei até a pensar em fechar meu comércio”, relata.  

A situação era tão ruim que ele comparava morar na rua Buriti a um ramal de colônia. Tudo era difícil, até mesmo o movimento de pessoas. Ele deixou de vender muitas mercadorias porque, quando no verão, o comércio enchia de poeira e os fregueses não levavam quase nada.  

Mas tudo isso faz parte do passado. Antes da inauguração, a rua Buriti estava pronta há quase uma semana. Seu Francisco disse que nesse pequeno intervalo de tempo conseguiu sentir diferença no movimento de seu comércio. “Já dá para sentir o aumento da freguesia e posso lhe afirmar que o movimento aqui já melhorou cem por cento”, disse ele com a alegria de quem, a partir de agora, vai ver seu comércio prosperar.  

Mas seu Francisco, não é um caso isolado. A história do seu Raimundo Souza, conhecido por Raimundo Kinô, morador do bairro Zenaide Paiva e dono do Açougue e Mercearia Lima, é muito parecida. Ele também diz estar muito feliz pelas melhorias de infra-estrutura que estão acontecendo no município de Feijó, graças ao programa de governo Ruas do Povo. “Colocar tijolos nessas ruas é uma das coisas mais importantes que o governador fez em Feijó, porque o nosso povo estava isolado, a nossa rua tava só o buraco e a capoeira. Muita mudança o nosso governador tá fazendo e muita melhoria a gente está vendo com o “Ruas do Povo”. Essa rua está uma beleza e futuramente vai ficar ainda mais, porque, se Deus quiser, vai ser entrada e saída para BR, praticamente será a rua principal e com isso meu comércio só tem a crescer”, comenta satisfeito.

Em todos os outros municípios onde o programa Ruas do Povo passa, leva uma vida nova para os moradores, os relatos praticamente se repetem. Dona Rosineide de Oliveira, moradora e comerciante da Rua Manoel Batista, em Manoel Urbano, compartilha da mesma felicidade de seu Francisco em Feijó.  

Ela lembra que antes da intervenção do Governo do Estado, através do Depasa, em sua rua, seu comércio praticamente não tinha movimento. Nem podia! Chegar até lá era uma verdadeira odisséia. Poucos eram os moradores que se arriscavam, só em pensar na possibilidade de cair na lama e perder tudo o que tinham comprado.  (Agência Acre)

 

Sair da versão mobile