A homenagem da Ordem da Estrela do Acre é dada a pessoas que tem uma história de vidas e de luta em prol do povo do Acre, dedicando a esta terra o seu trabalho. “A história é como um livro e as páginas expressam, luta, vitória e reconhecimento. Uma das virtudes é a capacidade de diferenciar os valores da vida. Por isso fazemos essa homenagem com muita responsabilidade. Não é fácil escolher os homenageados, porque são muitas pessoas merecedoras, mas é certo que todos os que estão recebendo a insígnia esta noite são pessoas que, reconhecidamente, dedicaram muito de sí ao povo do Acre”, disse o Governador Tião Viana.
O consultor político da Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) recebeu a condecoração da Ordem da Estrela do Acre, no Grau Gran-Cruz, José Roberto Tadros, presidente da Fecomercio/Am e 1º vice-presidente da CNC e Leandro Domingos, presidente da Fecomercio/Ac, ambos no Grau Comendador.
Bernardo foi eleito Deputado Federal até ter o seu mandato cassado pelo Ato Intitucional nº 5. Em 1969, teve suspenso os seus direitos políticos por 10 anos. Tendo sua carreira de professor universitário interrompida, em virtude de sua atuação parlamentar. Tornou-se, em março de 1990, Ministro da Justiça do governo de Fernando Collor de Mello, cargo que ocupou até outubro do mesmo ano. Em 1994 foi eleito senador pelo Amazonas. Suas principais lutas são em prol do livre comércio e da iniciativa privada, com grande ênfase na defesa da Zona Franca de Manaus.
Tadros é graduado em direito pela Universidade do Amazonas. Ao longo da história do Amazonas, a empresa e seus representantes legais, a família Tadros, mereceu do governo do estado e do município de Manaus, homenagens através de decretos e resoluções, como reconhecimento às atividades empresariais e sociais desenvolvidas pela família Tadros. Ativo em atividades de classe desde 1986. Entidades como Sebrae, Suframa, Fecomercio, Sesc, Senac, Associação Comercial, Sudam, Codam, Jucea, INSS dentre outras. Atualmente Roberto Tadros também exerce o cargo de 1º vice-presidente da CNC.
Leandro Domingos, presidente da Fecomercio/Ac, recebeu a Ordem no Grau de Comendador. Formado em Economia e Direito pela Ufac, nos anos de 1980 e 1993, respectivamente. Iniciou suas atividades empresariais em 1979, quando fundou a firma Comercial de Automóveis Ltda., onde exerce até hoje a direção da empresa. Durante este lapso de tempo geriu as empresas Agropecuária Estela Ltda., Acre Veículos Ltda., Araúna Motos e TV Linda Som. Durante 10 anos, acumulando com suas atividades empresariais, atuou como Assessor de Conselheiro e diretor da Divisão de Administração e Finanças do Tribunal de Contas do Estado do Acre, no período de dezembro de 1995 a junho de 2005. Participou da criação do Sebrae/AC, como o primeiro Superintendente, da instituição, exercendo esta função no período de maio de 1991 a julho de 1992. No período de junho de 1992 a dezembro de 1994, exerceu o cargo de presidente da Companhia de Eletricidade do Acre.
O ex- ministro Bernardo Cabral, falou em nome dos demais homenageados pelo Governador.
“Não sou digno de tão honrosa homenagem. Quero agradecer em nome de todos os acreanos e do Governador Tião Viana. O Acre é sem dúvida um Estado muito especial, pois nesta terra existe uma história de luta e essa condecoração é o timbre da generosidade do povo que aqui vive. Renovo em nome dos companheiros Tadros e Leandro o nosso compromisso de continuar lutando em prol do comércio de bens, serviços e turismo. Essa é uma noite que não iremos esquecer jamais. Obrigada Acre pelo privilégio de estar aqui. Muito obrigada!”, enfatizou Cabral em seu discurso. (Ascom Fecomercio)