Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas e ventos fortes deixam nove regiões da Capital sem energia

O serviço de ocorrência da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletrobras Distribuição Acre) informou que na noite de quinta-fera (13) houve a interrupção de energia em 9 regiões de Rio Branco. Raios, ventos e uma intensa chuva provocaram os incidentes, que, na avaliação do diretor-presidente da empresa, Celso Matheus, ‘foram bons’ para testar os equipamentos de manutenção preventiva.
Chuvas
Segundo a Eletrobras/AC, a queda mais longa durou 22 minutos. No entanto, moradores de uma parte do bairro Izaura Parente reclamaram que ficaram sem luz por quase 2 horas (entre 21h20 até 0h15) por causa dos danos em um transformador.

“A interrupção da energia pode ocorrer por dois motivos: por razões do tempo, que provoca desestabilidade no sistema, e também pela execução de serviços inadiáveis e manobras necessárias no sistema”, disse Celso Matheus, assegurando que a empresa oferece condições de segurança, não só ao pessoal que realiza este serviço, como também ao público.

Recentemente, o Governo do Estado adquiriu 36 motores para entrar em funcionamento em caso de emergência. Um Comitê de Monitoramento entendeu que ainda não há a necessidade de ligá-los. Os novos equipamentos só irão entrar em operação quando o sistema nacional avaliar que o restabelecimento da energia for supe-rior a, no mínimo, 5 h.

Celso Matheus disse, ainda, que os transtornos causados pelas constantes quedas de energia elétrica, tanto na Capital como no interior do Estado, ‘estão com os dias contados’. Ele garante que a companhia vem realizando manutenção preventiva em diversos pontos da cidade, tanto na área urbana como na rural, e que já nos próximos 2 meses a população vai poder sentir uma melhora muito significativa dos serviços prestados pela distribuidora. Há cerca de 2 anos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) havia prometido um investimento no setor no valor de mais R$ 30 milhões.

 

Sair da versão mobile